Buscar

03/05/2020 às 07:05, Atualizado em 02/05/2020 às 17:10

Testagem para Covid-19 por meio de drive-thru será ampliada no Estado

Por dia de atividade, o drive-thru da cidade terá a capacidade de realizar até 30 coletas.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) tem ressaltado a importância das testagens na população geral, buscando identificar pessoas infectadas com o coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul.

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais do Governo do Estado neste sábado (2/5), o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Pereira Resende, disse que a meta é ampliar a quantidade de testes, abrangendo as quatro macrorregiões no Estado.

As primeiras alterações serão nas duas cidades onde estão acontecendo o maior número de transmissões até o momento: Campo Grande e Três Lagoas.

Na Capital, o drive-thru vai passar de 60 para 100 testes diários disponíveis. Ao todo, 27 casos da doença foram identificados através deste modelo de coleta.

Assim como em Campo Grande, tem aumentado a demanda por testes de biologia molecular (RT-PCR) via drive-thru em Três Lagoas. Ainda não foram confirmados casos de coronavírus por meio deste tipo de coleta de amostras na cidade.

Conforme explica Resende, as testagens em Três Lagoas vão passar a funcionar nas terças, quintas e, a partir da próxima semana, também aos sábados. Por dia de atividade, o drive-thru da cidade terá a capacidade de realizar até 30 coletas.

Já o número de testes em Dourados deve continuar o mesmo nas próximas semanas. O secretário afirmou durante a transmissão que a cidade por enquanto não apresentou alta demanda de testagens. As coletas continuam sendo realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, com capacidade de 30 testes por dia.

Estas amostras, após coletadas, são enviadas ao Lacen (Laboratório Central de Saúde), em Campo Grande, onde são analisadas em laboratório. Os resultados demoram geralmente até 72h para serem finalizados.

Cb image default
Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.