Buscar

18/12/2020 às 07:30, Atualizado em 17/12/2020 às 21:10

STF autoriza que Estados importem vacinas se Anvisa descumprir prazo

Dispensa de autorização deve valer para imunizantes registrados em agências de regulação de renome fora do país

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, autorizou nesta quinta-feira (17) que Estados e municípios importem a vacina contra a covid-19 já em uso, caso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não peça autorização em até três dias após o registro internacional do imunizante.

A decisão obedece ação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), argumentando que a dispensa de autorização deve valer para vacinas registradas em agências de regulação de renome fora do país. As informações são do portal G1.

De acordo com o ministro do STF, Estados e municípios poderão importar e distribuir as vacinas “no caso de descumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, recentemente tornado público pela União, ou na hipótese de que este não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença”.

A liberação já é prevista na “Lei Covid”, aprovado pelo Congresso Nacional. A ação da OAB pede que o STF declare a “plena vigência e aplicabilidade” da legislação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.