Publicado em 07/09/2020 às 14:31, Atualizado em 07/09/2020 às 10:46

Setembro Amarelo traz discussões sobre prevenção ao suicídio para MS

Durante a pandemia, a preocupação com a saúde mental das pessoas aumentou significativamente

Redação,
Cb image default
Divulgação

O mês que se inicia marca a campanha ‘Setembro Amarelo’, com intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio. O assunto é rodeado de tabus e Mato Grosso do Sul oferece Centros de Atenção Psicossocial e unidades de estratégia de saúde da família nos municípios.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, cerca de 88 pessoas morreram por tentarem contra a própria vida neste ano, em MS. Os homens aparecem como a maioria na totalidade de registros. No ano de 2019, foram notificadas 3.370 tentativas de suicídio no Estado. Neste ano, 1.411 casos foram notificados.

Devido à pandemia do novo coronavírus, MS realiza um seminário de capacitação para profissionais da área totalmente on-line nos dias 8, 9 e 10. O evento vai reunir de forma on-line, 240 participantes, entre psicólogos, médicos e enfermeiros, em torno das ações de combate ao suicídio.

O evento faz parte da campanha Setembro Amarelo, realizada desde 2014 em todo o País. A ação é encabeçada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Entre as temáticas que serão debatidas, ganham destaque abordagens sobre os impactos da pandemia de coronavírus no agravamento à saúde mental; as estratégias de intervenção na ideação suicida em adolescentes; as redes de cuidado para o sofrimento mental; a vigilância como ação de cuidado e proteção; e a saúde mental no ambiente de trabalho.

Fonte - TopMidiaNews