Publicado em 18/11/2020 às 08:27, Atualizado em 18/11/2020 às 10:29

SES apresenta panorama sobre à Dengue, Chikungunya e Zika a secretários municipais de saúde

Durante o encontro, será apresentado o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) e questões ligadas aos insumos.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde, realiza nesta quarta-feira (18), a segunda rodada de webinários sobre as ações de combate à Dengue, Chikungunya e Zika, que integram a Campanha “Aproveite a Quarentena e Limpe o seu Quintal”. O tema em pauta será: ‘Panorama Estadual e recomendação das ações aos municípios’. A web será transmitida às 14h30, via Telessaúde.

Na oportunidade, os técnicos da Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde da SES irão apresentar balanço referente às 10 últimas semanas e de como está situação epidemiológica das arboviroses nos 79 municípios do Estado. Durante o encontro, será apresentado o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) e questões ligadas aos insumos.

Segundo coordenador Estadual de Controle de Vetores da SES, Rafael Rodrigues Silva, durante o período, alguns municípios apresentaram ligeiro aumento no número de casos notificados de Dengue. “Vamos pedir para que os municípios intensifiquem as ações de retiradas de depósitos predominantes e que possam acumular água”.

Segundo a Diretora-Geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, os técnicos devem abordar a importância de os municípios terem equipes de controle de vetores estruturadas, com quantitativo de RH suficiente para a execução de todo o serviço sem desvio de funções. “Esse é um dos principais problemas que encontramos, RH deficitário ou agentes com desvio de função, deixando de realizar a visita domiciliar para atender outras funções administrativas”.

Confira outros webinários previstos:

- 19 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Automedicação relacionados à Dengue, Zika e Chikungunya’, ministrado pelo gerente Técnico de Medicamentos da SES, Adam Macedo Adami.

- 24 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Manejo clínico da Dengue em tempos de Covid-19, ministrada por Andyanne Tetila, da UFDG/SES.

- 27 de novembro, às 14h30, acontece a web: ´Dengue, Zika e Chikungunya e os desafios enfrentados no momento da pandemia, ministrado pelo enfermeiro Everton Ferreira Lemos, do Coren/MS.

- 26 de novembro, às 14h30, acontece a web: 'Sobre a Febre Amarela Humana, Animal e Imunização', ministrada gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener; Gerente de Zoonoses da SES, Rafael Ovidio; e Gerente Técnica de Imunização da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.