Publicado em 03/02/2020 às 07:00, Atualizado em 02/02/2020 às 20:41

Secretários de MS são convocados para reunião em Brasília sobre coronavírus

Representantes da Saúde de Capital e Estado devem receber orientações quanto a distribuição de insumos emergenciais.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Os secretários de Saúde de Campo Grande, José Mauro, e do Estado, Geraldo Resende, foram convocados pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para debater, nesta semana, em Brasília, ações de prevenção à disseminação do coronavírus, responsável por matar 259 pessoas na Chuva. No Brasil, há 16 casos considerados suspeitos inclusive em estado que faz divisa com Mato Grosso do Sul, o Paraná.

Entre as pautas deve estar a distribuição de insumos, como máscaras N95, a serem adquiridos de forma emergencial por chamamento público, cujo aviso foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, da última sexta-feira, secretários de todos os estados do País devem participar.

De acordo com o secretário municipal, José Mauro, a reunião está prevista para ser realizada entre quarta e quinta-feira. Segundo ele, mesmo que casos não tenham sido confirmados no Brasil, é necessário todo cuidado, afinal trata-se de um vírus novo. “É uma situação que nos temos que estar avaliando diariamente. Verificando que estratégia é possível adotar”, explica.

Insumos – O aviso de chamamento público, do departamento em logística de saúde, do Ministério da Saúde, convoca, de forma emergencial, empresas interessadas em fornecer luvas, jalecos, álcool etílico, máscaras, respirador purificador de ar, óculos de segurança em material plástico, touca cirúrgica, materiais de coleta, macacão, sapatilhas descartáveis e reagentes. Os materiais devem ajudar no atendimento aos suspeitos e prevenir a disseminação do vírus.

Palestras - Na próxima semana, equipe do Hospital Universitário, vai realizar ciclo de palestras gratuitas sobre o coronavírus com foco exclusivo em profissionais da saúde, a fim de atualizar seus conhecimentos sobre aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais da doença. Serão feitas transmissões ao vivo, com profissionais o Hospital Israelita Albert Einstein.

Com informações do Campograndenews