Publicado em 13/04/2019 às 14:31, Atualizado em 13/04/2019 às 10:20

Secretaria de Saúde de Batayporã inicia mobilização contra a Influenza

Em três dias de campanha, Município imunizou cerca de 140 pessoas do público-alvo .

Redação,
Cb image default
Divulgação

A fim de prevenir a população contra o vírus da gripe A (Influenza), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na quarta-feira (10) mais uma Campanha de Vacinação em Batayporã. A intenção é imunizar cerca de 3.500 pessoas até o dia 31 de maio, quando encerra a mobilização nacional.

A primeira fase da campanha, que segue até 18 de abril, contempla crianças de seis meses e menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), e gestantes. A partir do dia 22 de abril, serão imunizados pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, pessoas com doenças crônicas, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o Ministério da Saúde, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe.

As doses estão disponíveis na Sala de Vacinação, que fica situada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Todos devem apresentar a carteira de vacinação e documento original com foto. No caso de doentes crônicos, é importante apresentar documentação que comprove a condição, como o cartão do HiperDia ou encaminhamento do médico da unidade de saúde.

“É importante que o público-alvo fique atento às informações para que a imunização ocorra de forma ordenada e eficiente. É bom lembrar que iremos disponibilizar vacina para todas as pessoas dos grupos prioritários”, frisou a secretária de Saúde, Marcela Leite.

Conforme o Setor de Imunização, nos três primeiros dias de campanha já foram imunizadas 119 crianças e 20 gestantes. “A população está mais consciente quanto a importância da imunização e tem procurado mais cedo a Sala de Vacinação, visto que o vírus da Influenza pode acarretar em outras doenças. Será um mês e meio que o Município terá a campanha como principal foco”, sublinhou a Gestora.

Dia D - Para atingir a meta de imunização, a Secretaria de Saúde vai realizar em 4 de maio, o “Dia D” de mobilização, durante todo o dia nas unidades de Estratégia Saúde da Família “Santa Luzia” e “Santo Antônio”.

A Influenza - A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido as diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas.

Assessoria de Comunicação PMB