Publicado em 31/10/2017 às 07:01, Atualizado em 30/10/2017 às 17:02

Saúde de Nova Andradina intensifica combate à sífilis

Números preocupam município.

Redação,

No mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina, através do seu Serviço de Atenção Especializada – SAE, responsável pelo Programa IST/AIDS no município, intensificou as ações preventivas no combate à sífilis no município, levando em conta o aumento do número de pessoas infectadas pela doença.

O 3º sábado de outubro foi instituído nacionalmente na campanha de combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, instituído pela lei 13.430, de 31 de março de 2017, mas, durante todo o mês, o SAE realizou ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção dessa doença que afeta milhares de pessoas. Foram ministradas palestras nas ESFs Morada do Sol e Vila Operária, com a participação da Drª Adriane de Oliveira, que atualmente responde pelos atendimentos médicos no SAE.

Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum e que se não for tratada pode apresentar desde uma ferida até lesões cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Quando esta doença é diagnosticada na gestante, a mulher e sua parceria devem ser tratadas imediatamente evitando complicações para o feto. Quando o tratamento não for realizado corretamente, a gestante pode sofre aborto espontâneo além de causar má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e/ou morte ao nascer.

Somente em Nova Andradina, de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 56 casos de sífilis adquirida, 18 em gestantes e 2 sífilis congênita, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

“É de grande notoriedade a divulgação de reportagens a respeito do elevado número de casos novos de sífilis diagnosticados do Brasil. Diante disso, é de extrema importância que a população seja orientada a utilizar o preservativo em todas as relações sexuais, prevenindo-se das ISTs, além de fazer o teste rápido, disponível em várias unidades de saúde”, recomenda a enfermeira Vanessa Monteschio, coordenadora do SAE em Nova Andradina.

Fonte - Assessoria