Buscar

10/07/2020 às 18:00, Atualizado em 10/07/2020 às 16:29

Resende demonstra insatisfação com uso, mas distribui cloroquina para prefeituras em MS

Secretário aguarda resultados das pesquisas com o medicamento, mas não vai deixar de disponibilizá-lo para não ser culpado de omissão

Cb image default
Foto - reprodução Midiamax

Visivelmente contrariado com a prescrição indiscriminada da cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes da covid-19, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, anunciou a compra de mais medicamentos, que serão distribuídos para as prefeituras de Mato Grosso do Sul.

“Só não vamos fazer por parte da secretaria de saúde um protocolo porque [...] a ciência não tem comprovação alguma da eficácia. Mas como foi um medicamento politizado, estamos disponibilizando porque não queremos entrar nessa guerra”, enfatizou durante live nas redes sociais, nesta sexta-feira (10).

Em outras palavras, o secretário aguarda resultados científicos das pesquisas com o medicamento, mas não vai deixar de disponibilizá-lo para não ser culpado de omissão. Ele enfatiza, no entanto, que o uso deve ser realizado com receita médica e autorização do paciente e/ou da família.

Defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, o remédio causa polêmica especialmente pelos efeitos colaterais, que podem incluir arritmias graves, levando alguns pacientes à morte. Segundo o Jornal O Globo, sendo tratado com a cloroquina, o presidente passa por avaliações cardíacas várias vezes ao dia.

Dados

Mato Grosso do Sul registrou 590 exames positivos e 24 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 12.261 casos confirmados da doença. Ao todo, são 146 óbitos.

As informações são do boletim epidemiológico desta sexta-feira (10), divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde.

Dos 12.261 casos confirmados, 3.850 estão em isolamento domiciliar, 8.008 estão sem sintomas e 269 estão internados, sendo 142 em hospitais públicos e 127 em hospitais privados. Doze pacientes internados são procedentes de fora do Estado.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 65.796 notificações de casos suspeitos da covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Destes, 48.252 foram descartados após os exames, 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde, 2.686 exames aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e 2.597 casos foram notificados e não foram encerrados pelos municípios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.