Publicado em 01/04/2020 às 08:30, Atualizado em 31/03/2020 às 19:17

Região de Nova Andradina está com alta incidência de dengue

A maior incidência da doença é em Anaurilândia, onde a cada 25 moradores, 1 teve dengue em 2020.

Redação,

Dos cinco municípios da região de Nova Andradina, quatro estão com alto número de casos de dengue. No total, 1.373 pessoas contraíram a doença na microrregião desde o início do ano.

A maior incidência da doença é em Anaurilândia, onde a cada 25 moradores, 1 teve dengue em 2020. A maior quantidade de casos foi registrada na cidade de Bataguassu, onde 735 pessoas tiveram dengue em 2020.

A coordenadora de vigilância em saúde de Bataguassu, Paula Romão, explica que por conta do grande número de casos, o município intensificou o combate aos focos do mosquito. Uma das ações que estão sendo aplicadas é o mutirão de limpeza, toda sexta-feira.

“É mapeado o bairro de maior incidência. Como a cidade é pequena, é feito o anúncio na rua e as pessoas tem dois dias para limpar o quintal, remover entulho. No dia do mutirão, na sexta-feira, os agentes comunitários de saúde começam a limpeza no bairro logo cedo.”

Essa situação de explosão nos casos de dengue atinge todo o estado. Dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul, 74 estão com alta incidência de dengue e nenhum registrou níveis baixos da doença.

Mais de 33 mil casos já foram confirmados apenas este ano. No mês passado, o governo do Mato Grosso do Sul decretou estado de alerta para a dengue devido ao grande número de mortes relacionadas à doença. Em 2020 já são 18 os óbitos confirmados e mais de 33 mil casos.

De janeiro a março, o Brasil já teve mais de 332 mil casos prováveis de dengue. A região Centro-Oeste é a mais afetada pela doença: são 370 casos para cada 100 mil habitantes.

Com informações do Ministério da Saúde.