Publicado em 27/02/2018 às 06:34, Atualizado em 26/02/2018 às 19:37

Prefeitura de Nova Andradina entrega de kits de trabalho para agentes de endemias

A preocupação não está restrita apenas à zona urbana como também nas áreas rurais.

Redação,
Cb image default
Foto: Divulgação Assessoria

Com a finalidade de proporcionar melhores condições de trabalho às equipes de agentes de endemias para a realização de visitas à residências, depósitos, terrenos e locais estratégicos no combate e prevenção ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, efetuou a entrega de um kit de trabalho aos 40 profissionais que atuam no setor.

Os materiais foram entregues na manhã desta segunda-feira(26), pelo secretário Norberto Fabri e o diretor de vigilância em saúde, Lúcio Roberto Tolentino. Cada kit entregue é composto de: bolsa, prancheta, lápis, caneta, borracha, pesca-larvas, lanterna, luvas, entre outros materiais. Com o novo material, os agentes terão total condições de localizar e eliminar os focos endêmicos.

Segundo Fabri, a próxima ação do governo municipal será a uniformização dos agentes. “A administração já providenciou a licitação de camisetas, calças e botas. A equipe é composta por 40 novos agentes de endemias, sendo que 30 atuam no município e 10 no distrito de Nova Casa Verde”, relata.

O gestor falou da importância de ter uma equipe de endemias preparada e bem equipada. “A entrega dos kits tem função primordial de aperfeiçoar a estrutura de trabalho dos agentes. Bem equipados, eles têm segurança para adentrar um terreno e deixá-lo sem a larva do Aedes. A iniciativa reforça também o compromisso da gestão municipal em melhorar a qualidade do serviço prestado à população”, disse Norberto.

Mutirões de limpeza

No planejamento da secretaria de saúde, mutirões de limpeza estão previstos a partir do mês de março visando o recolhimento de materiais inservíveis e que possam acumular água. “Os agentes entrarão nas residências e farão o bloqueio por meio de nebulização nos locais em que houver necessidade, com o intuito de eliminar qualquer foco do mosquito. A meta é manter o número de casos em patamares baixos, como ocorreu no ano passado.

A preocupação não está restrita apenas à zona urbana como também nas áreas rurais. O fundamental é a população fazer limpeza nos seus quintais, lavras pratos de plantas e caixa d´água, calhas, não jogar lixo nos terrenos baldios, porque eles não geram lixo. Na área rural, desde vasilhas e galões de produtos até a lona que cobre a ração dos animais podem oferecer risco.