Publicado em 15/04/2020 às 10:23, Atualizado em 15/04/2020 às 14:28

Prefeitura de Batayporã esclarece sobre o uso obrigatório de máscaras

Obrigatoriedade do equipamento será apenas para entrada em estabelecimentos.

Redação,

Diante do número crescente de casos confirmados da infecção pelo novo coronavírus pelo mundo, muito se tem discutido a respeito do uso de máscaras por toda a população, como forma de proteção. Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Batayporã publicou matéria sobre o uso obrigatório de máscaras no município.

Em razão disso, a Administração Municipal vem a público esclarecer a população que a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção será APENAS para o acesso a estabelecimentos e transporte coletivo ou compartilhado.

A determinação, conforme sugerido pelo Ministério da Saúde, está amparada no Decreto Municipal nº 28/2020. Ressalta, contudo, que o documento dispõe sobre a exigência do item de proteção para adentrar a qualquer estabelecimento, seja público ou privado; para embarque no transporte público coletivo e acesso ao terminal, bem como para táxi ou transporte compartilhado de passageiros.

A medida prevê ainda a obrigatoriedade para os funcionários de repartições públicas e privadas para o desempenho de suas atividades.

Cumpre esclarecer ainda que a multa no valor de R$ 2 mil será aplicada APENAS PARA OS ESTABELECIMENTOS que não cumprirem com as novas determinações instituídas no Decreto 28/2020, e demais Decretos Municipais já publicados e em vigor.

Ressalta-se ainda que com a escassez dos equipamentos de proteção individual (EPI) em face da pandemia, avalia-se o uso das máscaras caseiras que funcionam como barreiras na propagação da doença. As pesquisas têm apontado que a sua utilização impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população em todo o mundo e diminuição de casos.

As máscaras caseiras podem ser produzidas em tecido de algodão, tricoline, TNT, ou outros tecidos, que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Fonte - Assessoria de Imprensa da prefeitura