Buscar

27/11/2017 às 11:36, Atualizado em 27/11/2017 às 10:45

Prefeita Délia recepciona presidente do Hospital de Barretos

O presidente do HC fez questão de ressaltar que MS é o Estado que mais manda pessoas com Câncer para tratamento em Barretos.

Cb image default
Foto: A Frota

A prefeita de Dourados Délia Razuk recebeu na manhã do último sábado, dia 25 de novembro, o presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, para uma reunião na Prefeitura de Dourados com a presença do senador Waldemir Moka, os deputados estaduais Zé Teixeira e Renato Câmara e vereadores, e destacou o avanço na construção da ideia de ter uma extensão do Hospital de Câncer de Barretos na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

“Momentos tão importantes como este são raros e hoje estamos aqui com pessoas especiais para tratar de um assunto especial. Coloco a administração de Dourados à disposição para conquistarmos este objetivo. A nossa comunidade precisa e estamos dispostos”, disse a prefeita, que mais uma vez reuniu integrantes da classe política para tratar assuntos de interesse da população douradense.

Henrique Prata fez parada em Dourados depois de agenda que havia cumprido no Estado de Rondônia para tratar assuntos referentes à extensão do HC Barretos naquela localidade.

Em Dourados para proferir uma palestra no Sindicato Rural, ele foi receptivo aos argumentos sobre a possibilidade de implantação de uma unidade, seja hospitalar ou de diagnóstico no município e ressaltou o que será necessário para que isto se concretize.

Henrique Prata congratulou a todos com o ideal de instalação de uma unidade em Dourados e pediu que se estimule a consciência da comunidade, como um todo. “O ideal de vocês é positivo. Merece ocorrer, pode ocorrer e deve ocorrer, desde que observada a máxima que cuidar de pacientes com câncer necessita determinação e dedicação além do que temos visto em instituições”, disse.

“Sou prático e realista. Em primeiro lugar, se tivermos no coração a comunhão com Deus e, de fato, compromisso de executar esta ação, não será para mera propaganda. Tem que iniciar e permanecer. Nosso hospital é referência porque atende protocolos internacionais e a complexidade de todo o trabalho não passa nem perto de protocolos do SUS. Temos que por os pés no chão para que isto realmente frutifique”, disse.

O pecuarista que abraçou os ideais do pai, fundador do HC, e até hoje trabalha sem fins lucrativos, deixou claro que todo o trabalho de tratamento do câncer, seja ele diagnóstico ou intervencionista, precisa de comprometimento com a causa. “A principal regra deste ‘jogo’ é a regra do que é certo, em todos os sentidos. Um hospital que seja extensão do de Barretos precisa ser referência e contra-referência. E para isto, estamos falando de pessoas que constroem um hospital de amor. Não é pelo dinheiro ou pela propaganda”, disse.

O presidente do HC fez questão de ressaltar que MS é o Estado que mais manda pessoas com Câncer para tratamento em Barretos. São mais de 35 mil pessoas todos os anos. Para se ter ideia, Minas Gerais é o segundo colocado com 18 mil pessoas. “É importantíssimo que tenhamos uma unidade aqui. Mas temos que observar todo o procedimento correto que isto envolve. Se despertar em cada coração, temos tudo para transformar MS”.

Todos falaram no sentido de encaminhar ações para que Dourados seja um polo de atendimento do Hospital do Câncer de Barretos, o que atenderia uma região com população estimada em mais de um milhão de pessoas. Ficou definido que representantes de Dourados e região se reunirão com o Governo do Estado para propor e ouvir propostas e, posteriormente, levar até a bancada federal de MS no intuito de abrir portas para que se concretize este sonho.

“A decisão que for tomada nesta reunião terá de mim o companheirismo para ser levada adiante. Serei um companheiro de primeira hora para unir a bancada de MS em prol desta tão nobre causa”, prometeu o senador Moka.

Os deputados estaduais Zé Teixeira e Renato Câmara falaram em nome da AL e se colocaram como elo para conversas com o Governo do Estado. Eles chegaram, inclusive, a mencionar a disposição do governador de deixar que o Hospital São Luiz fosse equipado para ser esta unidade do HC Barretos.

Fonte - Douradosnews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.