Buscar

05/05/2020 às 13:00, Atualizado em 05/05/2020 às 00:33

Pesquisadores descobrem anticorpo que bloqueia coronavírus

Testes em humanos ainda serão necessários.

Cb image default
Anticorpo que bloqueia infecção de Sars-CoV-2 nas células - Foto: Nature Communications

Grupo de cientistas da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed, nos Países Baixos, identificaram, em laboratório, anticorpo humano que consegue impedir a infecção pelo novo coronavírus Sars-Cov-2. Descoberta foi publicada nesta segunda-feira (4) na revista científica Nature Communications.

Estudo ainda é preliminar e ainda não foi testado em humanos, mas segundo a publicação, o anticorpo pode ajudar a prevenir ou tratar a covid-19, incluindo outras doenças relacionadas.

Pesquisa foi focada em anticorpos conhecidos por combaterem o Sars-Cov e, em laboratírio, a molécula 47D11 teria neutralizado o Sars-Cov-2, impedindo o coronavírus de infectar células.

O 47D11, nome científico da molécula, teria neutralizado o novo coronavírus. Entretanto, segundo os pesquisadores, o processo de ação ainda é “desconhecido” e, por isso, existe a necessidade de novos estudos in vitro.

"Esse anticorpo neutralizante tem potencial para alterar o curso da infecção no hospedeiro infectado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger um indivíduo não infectado que é exposto ao vírus", afirmou Berend-Jan Bosch, líder da pesquisa, em comunicado.

Apesar dos resultados iniciais, cientistas afirmam que ainda são necessários mais estudos in vitro e avaliar se o anticorpo é capaz de proteger ou reduzir a gravidade da Covid-19 em humanos, mas as expectativas são positivas para a viabilização de um tratamento.

"Acreditamos que nossa tecnologia pode contribuir para atender a essa necessidade de saúde pública mais urgente e estamos buscando várias outras vias de pesquisa", disse um dos pesquisadores, Jingsong Wang.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.