Buscar

02/01/2017 às 14:30, Atualizado em 02/01/2017 às 10:46

Perder horas de sono pode aumentar o risco de acidentes

De acordo com o estudo, perder entre uma e duas horas diárias de sono, diante das sete horas recomendadas, praticamente dobra o risco de acidente.

Cb image default
O corpo avisa quando é hora de parar e descansar.

Dormir bem é fundamental para a saúde. E estar descansado no trânsito, faz mais diferença do que muitos imaginam.

Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela AAA Foundation for Traffic Safety, uma fundação norte-americana para a segurança no trânsito.

De acordo com o estudo, perder entre uma e duas horas diárias de sono, diante das sete horas recomendadas, praticamente dobra o risco de acidente.

"O sono diminui muito a capacidade de dirigir e pilotar. Muitas pessoas acreditam que podem controlar o sono, mas sem perceber elas podem tirar um cochilo fatal", explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

O estudo revelou, ainda, que os motoristas que perdem de 2 a 3 horas de sono em um período de 24 horas mais do que quadruplicaram o risco de acidente em relação aos condutores que cumprem as sete horas de sono recomendadas.

Na prática, é o mesmo risco apurado pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) para quem ingere álcool acima do limite legal.

A pesquisa foi realizada com 7.234 condutores envolvidos em 4.571 acidentes no total.

Veja a conclusão abaixo:

Seis a sete horas de sono: 1,3 vezes risco de acidente

Cinco a seis horas de sono: 1,9 vezes risco de acidente

Quatro a cinco horas de sono: 4,3 vezes risco de acidente

Menos de quatro horas de sono: 11,5 vezes risco de acidente

Sinais de sonolência

O corpo avisa quando é hora de parar e descansar. Segundo o especialista, quando a cabeça começa a pesar, a pessoa não para de bocejar, a visão perde o foco e os pensamentos começam a ficar vagos e desconexos, é sinal de perigo.

"Dirigir nessas condições é extremamente arriscado, se estiver assim, o condutor deve parar num local seguro e descansar", afirma Mariano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.