Buscar

24/03/2020 às 07:00, Atualizado em 23/03/2020 às 15:32

Pandemia Coronavírus: Prefeito se reúne com supermercadistas e gerentes de agências bancárias

Objetivo é informar as medidas de restrição a circulação de pessoas para conter avanço do coronavírus, determinadas por meio de novo decreto municipal

Cb image default
Divulgação

Com Mato Grosso do Sul em situação de calamidade pública devido à disseminação do coronavírus, a Prefeitura de Nova Andradina decretou outras medidas preventivas que objetivam a restrição da circulação de pessoas nas vias públicas e estabelecimentos privados. Tudo para impedir o avanço da Covid-19.

Um novo decreto será publicado hoje e as medidas começam a valer a partir de terça-feira (24). Nesta manhã, o prefeito Gilberto Garcia e o procurador geral, Jailson Pfeifer se reuniram com representantes dos supermercadistas e gerentes de agências bancárias para informar sobre as novas ações tomadas.

Segundo o decreto 2473/2020, o comércio em geral de Nova Andradina ficará fechado, a exceção somente para os serviços considerados essenciais como: hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, farmácias, distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral, padarias, postos de combustíveis, restaurantes, agências bancárias, consultórios veterinários, consultórios médicos e consultórios odontológicos não estéticos (urgentes). No entanto, o atendimento aos domingos está suspenso até mesmo no caso desses serviços.

No caso de conveniências, lanchonetes e lojas de venda de alimentação para animais e estabelecimentos de alimentação congêneres estão suspensos os atendimentos presenciais ao público. A realização de transações comerciais deve ser feita por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares e os serviços de entrega de mercadorias (delivery).

Com relação aos hotéis, a taxa de ocupação não deve ser superior a 50% e o acesso dos hóspedes as áreas de convivência social fica vedado. Os quiosques de alimentação localizados na Praça Brasil também devem manter apenas suas atividades internas para atendimento delivery.

Quem infringir as determinações pode ter o alvará de licença cassado.

Na reunião, Gilberto Garcia alertou para a necessidade de evitar aglomerações e de permanecer em isolamento social, solicitando a colaboração desses setores no sentido de limitar o número de consumidores dentro dos estabelecimentos. As medidas são válidas por pelo menos 15 dias.

“A prioridade do momento é organizar nossa cidade para impedir que a pandemia não cause aqui a tragédia que vem causando no mundo. Repito: não há motivos para pânico. O importante é fazer o isolamento social. Fique em casa o máximo possível e faça a sua higienização pessoal. Com o apoio de todos, vamos vencer essa batalha contra o Coronavírus”, frisa o gestor de Nova Andradina.

Em comum acordo, foram definidas algumas regras de controle de entrada e saída dos consumidores e clientes, pensando na saúde dos próprios funcionários dos estabelecimentos e da população como um todo.

Parte dos colaboradores nas agências estarão cumprindo expediente “home office”, há limite no funcionamento dos caixas internos e nas áreas de atendimento (caixas eletrônicos). Serão mantidos apenas os serviços prioritários e também haverá horário diferenciado para os idosos. As filas serão formadas nas áreas interna e externa das agências, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas.

Conforme o decreto, os supermercados devem limitar o acesso de até 30 pessoas no interior da loja, adotar horário de atendimento diferenciado para idosos.

Também por este mesmo prazo (60 dias), está suspenso o comércio de ambulantes nas vias de circulação, calçadas, praças, parques e congêneres, bem como o funcionamento de academias, centro de ginástica, estabelecimentos de condicionamento físico, boates, danceterias, salões de dança, igrejas, clínicas de estética e salões de beleza, parques de diversão e parques temáticos, casas noturnas e demais estabelecimentos dedicados à realização de festas, eventos ou recepções.

Outras normas estão instituídas neste decreto e estarão sendo veiculadas e difundidas através dos órgãos de imprensa oficiais, comitê de crise do coronavírus, lives transmitidas ao vivo pela página do facebook da Prefeitura, carros de som, entre outras formas de divulgação de notícias e informações.

A fiscalização quanto ao cumprimento das medidas determinadas neste decreto ficará a cargo de todos os órgãos de segurança pública e dos demais agentes públicos municipais, estaduais e federais.

Toque de recolher

Também está decretado o toque de recolher das 20 horas às 4 da manhã do dia seguinte para confinamento domiciliar obrigatório em todo território urbano municipal, ficando terminantemente proibido a circulação de pessoas, exceto quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência.

A exceção também aos entregadores de gêneros alimentícios e de saúde, bem como ao trânsito de trabalhadores de estabelecimentos privados e públicos no percurso trabalho-residência e residência-trabalho.

No caso de veículo de transporte coletivo disponibilizados pelos estabelecimentos privados aos seus trabalhadores, somente 50% das vagas disponíveis poderão ser preenchidas.

Casos suspeitos

Até o momento, nenhum caso confirmado no município de Nova Andradina, com 2 notificações aguardando resultado de testes. São 21 casos confirmados no Estado de MS. No Brasil, são 1546 confirmados, com 25 mortes.

Agradecimentos aos colaboradores e profissionais

Gilberto Garcia publicou uma nota em sua página pessoal no facebook, em que agradece “aos profissionais de saúde, desde as nossas ESFs ao Hospital Regional. A nossa vigilância epidemiológica lançará amanhã uma central de monitoramento, com telefones fixo e Whatsapp para atender e orientar todos os trabalhos da nossa rede. Agradeço a Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, que vão dar suporte fundamental às medidas que tomamos pelo controle de circulação das pessoas. Agradeço aos empresários solidários que estão doando insumos e estrutura para ampliamos a nossa capacidade de enfrentamento ao COVID-19”, informou o prefeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.