Buscar

25/02/2021 às 11:30, Atualizado em 25/02/2021 às 11:55

Novo Prosseguir indica 31 municípios na bandeira vermelha, incluindo referências em saúde em MS

Campo Grande, Três Lagoas e Dourados voltaram a figurar entre cidades com grau alto de risco para a Covid-19 no estado. Programa recomenda que apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco sejam realizadas nestes municípios.

Cb image default
Divulgação

31 municípios de Mato Grosso do Sul estão na bandeira vermelha do programa Prosseguir, conforme divulgado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (24). Segundo o novo mapa do programa, outros 38 municípios estão na faixa laranja e dez na amarela. Nenhuma cidade de Mato Grosso do Sul está com bandeira verde, representando baixo risco de contágio da Covid-19 e nem com bandeira cinza, de risco extremo.

De acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), o programa traz recomendações de medidas no âmbito da saúde pública, de serviços públicos e da área social, com o objetivo de orientar os municípios na tomada de decisões mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

O novo panorama da semana epidemiológica apresenta melhora no grau de risco de 29 cidades, piora de 22 e permanência de 28 na mesma faixa. Nas macrorregiões de Campo Grande, Três Lagoas e Dourados, polos de referência em saúde no estado, porém, a situação piorou. Todas estavam na faixa laranja na última semana epidemiológica e agora estão na vermelha, de alto risco para Covid.

Corumbá, o outro município polo, permaneceu também na bandeira vermelha. Com isso, os municípios devem manter apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco funcionando, de acordo com o programa. Segundo o governo do estado, as recomendações serão válidas até o dia 6 de março. Os relatórios com o grau de risco atualizado e sugestão de medidas serão encaminhados a partir desta quarta a todos os prefeitos.

Desde a segunda semana de dezembro do ano passado, o governo de Mato Grosso do Sul obriga os municípios a seguirem as recomendações do programa Prosseguir, conforme um decreto estadual. A intenção é diminuir a mobilidade social e evitar superlotação de leitos hospitalares no estado. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta, 178.250 pessoas contraíram o coronavírus no estado, sendo que 3.246 morreram com a doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.