Publicado em 09/11/2017 às 14:00, Atualizado em 09/11/2017 às 12:42

Nova Casa Verde recebe 10ª edição do programa Saúde do Homem e da Mulher do SENAR/MS

Serão oferecidos exames de preventivo e PSA, vacinas e testes rápidos.

Redação,
Cb image default
Divulgação

O distrito de Nova Casa Verde receberá neste sábado (11), a 10ª edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural. A Prefeitura Municipal de Nova Andradina é parceira nessa ação, por meio das Secretarias de Saúde, da mulher, de Educação (SEMEC) e Assistência Social (Semcias).

O evento, que acontecerá no Posto de Saúde do distrito, é uma realização do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul e conta com o apoio da SBU/MS – Sociedade Brasileira de Urologia e Sindicato Rural de Nova Andradina.

Serão oferecidos exames preventivos de câncer do colo de útero e PSA (Antígeno Prostático Específico - exame para detecção de câncer de próstata para o homem), vacinas, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia capilar e para diagnósticos de sífilis, HIV e Hepatite B e C.

Haverá ainda recreação infantil e espaço de leitura, espaço beleza, orientações sobre alimentação saudável e nutrição, além de um núcleo jurídico e informações para prevenção da violência contra mulher.

Para o secretário de saúde, Norberto Fabri Júnior, essa é uma oportunidade para homens e mulheres cuidarem da saúde, em especial se prevenirem contra o câncer, considerado o mal do século.

“Esses exames de rotina são de extrema importância, pois o câncer não produz sintomas nas fases iniciais. São indicados para as pessoas acima de 40 anos para aqueles que têm registros de casos em parentes de primeiro grau, uma vez que o câncer hereditário pode aparecer mais cedo. Para aqueles sem registros, os exames podem ser feitos a partir dos 50 anos”, orienta o gestor municipal.

O prefeito Gilberto Garcia enalteceu o valor das parcerias para a viabilização desta ação. “Com a colaboração de entidades de apoio e fomento ao desenvolvimento rural e instituições de saúde estamos conseguindo prevenir doenças como o câncer, sífilis, hepatite e diabetes, além de oferecer serviços e lazer para a população. O governo municipal sempre estará aberto às parcerias”, encerra o chefe do executivo.