Publicado em 12/01/2018 às 09:31, Atualizado em 11/01/2018 às 21:16

NOVA ANDRADINA: Vigilância Sanitária recebe veículo zero km para reforçar o atendimento

Investimento do Governo Federal é de R$ 220 mil para Capital e 4 regionais.

Redação,
Cb image default
Um carro ficará na Capital e outros irão para o interior - Álvaro Rezende/Correio do Estado

Cinco carros enviados pelo Ministério da Saúde à Vigilância Sanitária Estadual foram entregues na manhã desta quinta-feira (11). O investimento totaliza R$ 220 mil e deve reforçar o serviço em todo Mato Grosso do Sul.

Um veículo vai ficar na Vigilância de Campo Grande e os outros quatro serão distribuídos nos Núcleos Regionais de Saúde em Dourados, Naviraí, Três Lagoas e Nova Andradina. De acordo com a coordenadora estadual da Vigilância Sanitária, Glauce Guimarães, mesmo com o aumento da frota, a equipe não deve aumentar.

“Em Campo Grande tinham quatro veículos antes desses chegarem e cada regional tinha um. A frota que temos é de 2012, tem cinco anos. E os veículos das regionais viajam bastante para atender as cidades do perímetros que é atendido. A equipe não vai aumentar, porém aumenta a efetividade do serviço”, explicou.

Conforme o secretário estadual de Saúde, Carlos Coimbra, além dos atendimentos da Vigilância Sanitária, os veículos devem auxiliar no combate ao Aedes aegypti. “Vão fortalecer as equipes para fazer um bom trabalho e ajudar a manter os números sob controle. Também devem ajudar a manter os índices de combate ao Aedes, mesmo sendo para a vigilância”, afirmou.

A governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), disse que é muito importante o reforço da frota para garantir a qualidade do serviço da Vigilância Sanitária. “Não tem como o Estado resolver todos os problemas, mas tem que priorizar alguns. Agradeço a equipe por ter feito o projeto e conseguido a verba com o Governo Federal e a importância da equipe de trabalho lá da ponta, que vai usar os veículos”, comentou.

Os veículos foram adquiridos em uma parceria do Governo do Estado e Ministério da Saúde. As unidades entregues aos Núcleos Regionais que possuem autoridades sanitárias facilitarão o acesso e agilidade da equipe em atender a demanda da regional. Com informações do Correio do Estado.