Publicado em 28/03/2019 às 08:00, Atualizado em 27/03/2019 às 22:27

BATAYPORÃ: Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

População também pode auxiliar na prevenção com medidas simples.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Batayporã, realiza continuamente o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.

Com a identificação de casos de dengue tipo 2 em Mato Grosso do Sul as ações foram intensificadas, colocando o município em alerta, já que esse tipo de vírus aumenta a gravidade da doença e o risco de morte. O objetivo é fortalecer o trabalho de prevenção e evitar uma possível epidemia.

A força tarefa mobiliza Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, que têm realizado todo o trabalho de varredura de focos do mosquito, com a eliminação de recipientes com acúmulo de água, e orientações à população.

Entre as medidas adotadas pela SMS está a notificação de imóveis fechados e terrenos baldios. A titular da pasta, Marcela Leite, explica que a notificação será afixada no local e o proprietário terá 15 dias para efetuar a limpeza, caso seja ignorada, será lavrado auto de infração para emissão de multa.

Nas imediações de locais onde é detectado algum caso de dengue, a Secretaria está realizando bloqueios com a bomba costal para pulverização, quebrando o ciclo de desenvolvimento do Aedes aegypti.

Conforme cronograma, o mutirão iniciou na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF) “Anorinda Marcelina” e seguirá por todos os bairros do município. “O nosso objetivo é manter controle do índice de infestação predial e informar ainda mais a população sobre o correto acondicionamento de água em casa, o descarte final do lixo e os cuidados necessários quanto à prevenção das doenças causadas pelo mosquito”, frisou a Gestora.

Dos 1.708 imóveis visitados neste mês de março, em 97 foram detectados a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 11 casos de dengue foram notificados de 1º de janeiro até agora.

A Secretária ressaltou que somente em março sete casos de dengue foram registrados em Batayporã, e que é preciso a colaboração da população para que constantemente observe sua residência, evitando o surgimento de criadouros.

A maior parte dos depósitos predominantes da larva do mosquito está concentrado nas residências, principalmente em caixas d’água, calhas, vasos, pneus, garrafas, lonas que cobrem recipientes e bebedouros de animais.

“Para auxiliar na prevenção, a população pode adotar medidas simples como, por exemplo, se habituarem de toda semana checarem esses locais. Qualquer mínimo vestígio de água pode se tornar um criadouro do mosquito”, observou Marcela.

A população também deve ficar atenta aos sintomas como dores de cabeça, febre e dores no corpo. Ao sentirem os sintomas é importante procurar atendimento médico.

Dengue tipo 2 – Existem quatro subtipos de vírus da dengue: 1, 2, 3 e 4. Na prática, isso significa uma doença “quatro em um”. Isso porque quando um indivíduo se infecta com um dos tipos, no caso de uma boa resolução, ele se torna imune apenas a ele.

Ou seja, numa segunda vez que o indivíduo seja picado pelo Aedes e contraia dengue (de um outro tipo) ele tem chance de ter a doença novamente, e a infecção pode ser mais grave, na forma de dengue hemorrágica, mais letal.

“O sorotipo 2 é o mais agressivo e há risco das pessoas contraírem em um curto espaço de tempo os dois tipos de dengue. O maior potencial de agravamento é em crianças e pessoas com patologia de base como hipertensão e diabetes”, explicou Marcela.