Buscar

28/01/2017 às 07:00, Atualizado em 27/01/2017 às 18:45

NOVA ANDRADINA: Secretaria de Saúde alerta sobre vacinação contra a Febre Amarela

Quem possui duas doses da vacina, já está imunizado e não precisa tomar novamente.

Cb image default
Foto - João Claúdio

Após suspeitas de casos de Febre Amarela no Estado, a população Nova-andradinense começou a procurar as unidades de saúde para se imunizarem contra a doença. De acordo com Secretaria de Saúde só nesta sexta-feira (27) 90 pessoas foram vacinadas.

Em entrevista com o técnico em serviços de saúde Vagner Batista e com a enfermeira Blacia Mara, a procura pela vacinação está média, já que há nove anos houve campanha de multivacinação contra a Febre Amarela. Na época, cerca de 35 mil pessoas foram imunizadas em Nova Andradina.

“Como vacinamos tanta gente naquele ano, a grande parte da cidade já está imunizada, já que quem tomou há menos de dez anos e já tem duas doses da carteira de vacinação, já está imune, ou seja, é desnecessário tomar mais uma dose este ano”, disse Vagner.

Até 2015, a vacinação contra a Febre Amarela era realizada a cada dez anos, porém desde o ano passado, a primeira dose é aplicada aos 9 meses de idade e depois, quando a criança completa 4 anos. “Duas doses já são suficientes para imunizar. Alertamos para que antes de irem aos postos de saúde, procurem observar a carteirinha de vacinação para verificar se já tomou as duas doses necessárias. Muitos esperam na fila e nem precisam tomar mais uma dose”, disse a enfermeira Mara.

Caso apresente alguma dúvida, o munícipe deve se deslocar até a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do seu Bairro e esclarecer com as profissionais da saúde.

A técnica de serviço de saúde Maria Aparecida de Oliveira destacou os documentos que devem ser levados para tomar a vacina. “A pessoa deve trazer o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Caderneta de Vacinação para que o atendimento seja mais rápido”, disse.

Idosos

A vacinação nos idosos apenas será realizada com avaliação médica.

Pontos de Vacinação

Centro de Especialidades Médicas (CEM) Tiyokaio Oshiro

Endereço: Avenida Ivinhema, nº 1202

Esf Vila Beatriz

Endereço: Rua Santo Antônio, 114

Para mais informações: 3441- 4165

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.