Buscar

11/01/2019 às 06:30, Atualizado em 10/01/2019 às 16:34

NOVA ANDRADINA: Saúde intensifica ações para prevenção e combate à dengue

Segundo informações do secretário Arion Aislan, a instabilidade climática proporciona um aumento natural na proliferação do mosquito.

Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta quinta-feira (10), o planejamento e as estratégias que estão sendo adotadas para a prevenção, controle e combate ao Aedes aegypti no município de Nova Andradina, principalmente nessa época do ano onde os cuidados devem ser redobrados.

A partir da próxima semana serão intensificados os mutirões nos bairros e o bloqueio químico com inseticidas nos casos onde forem encontrados focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Cristo Rei será o primeiro a receber o mutirão de limpeza, seguido pelos bairros Durval Andrade, Horto Florestal, Vila Operária e Nova Casa Verde.

Segundo informações do secretário Arion Aislan, a instabilidade climática proporciona um aumento natural na proliferação do mosquito, que é potencializado pelo descarte ou armazenamento inadequado de materiais acumuladores de água e, consequentemente, traz riscos à população.

Por isso, aliado ao trabalho de campo, o poder público também definiu algumas ações de educação em saúde nas ESFs e locais estratégicos. Estão programadas ainda blitzes na área central e a distribuição de panfletos e outros materiais de divulgação em indústrias e residências.

O objetivo é reforçar a mobilização social para a prevenção, que é uma das principais ações na diminuição dos focos do Aedes aegypti, contribuindo assim para a redução no número de casos não só da dengue, mas também da zika e chikungunya.

“Vamos intensificar as ações no município e focar na vistoria de casas e terrenos baldios. Porém, é preciso que todos nós estejamos envolvidos nesta causa. Não adianta somente o Poder Público fazer a sua parte se a população não colaborar. A luta contra o mosquito é diária e permanente”, encerra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.