Publicado em 23/11/2021 às 17:00, Atualizado em 23/11/2021 às 16:59

Nova Andradina realiza Campanha de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya

24 toneladas de pneus inservíveis foram destinadas à reciclagem, panfletagem nas unidades de saúde e comércio, mutirão para retirada de criadouros do mosquito aedes aegyti

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde Nova Andradina, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, Departamento de Vetores e auxílio da Vigilância em Saúde, aderiu a Campanha de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, proposta pelo governo de Mato Grosso do Sul.

Durante a semana de 16 a 20 de novembro, a equipe de agentes do município distribuiu cartazes, faixas e banners nas unidades de saúde (ESFs) e nos estabelecimentos comerciais. Esses materiais educativos ajudam na sensibilização e conscientização da população, e servem de alerta para mostrar quais são os perigos que essas doenças podem causar.

Cerca de 24 toneladas de pneus inservíveis foram retiradas do depósito do Centro de Controle de Zoonoses e destinados à reciclagem.

Encerrando as atividades, no último sábado, dia 20, no Dia D de reforço às ações de combate à dengue, a equipe de saúde se reuniu em frente ao Perobão para a realização de um grande mutirão. Foram recolhidas latas, garrafas plásticas, carcaças de eletrodomésticos, móveis e diversos outros materiais que podem acumular água e favorecendo a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

O secretário Sérgio Maximiano informou que Nova Andradina apresenta baixo risco epidemiológico de infestação, segundo LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti). Porém, é fundamental que a população mantenha os cuidados para se evitar acúmulo de lixo e resíduos que possam contribuir para a proliferação do mosquito.

O Índice de Infestação Predial (IIP) apresentado foi de 0,3%, abaixo dos 1% do recomendado pela OMS para classificação de risco. E o Índice de Breteau (IB) que estuda a positividade dos depósitos foi um pouco maior, 0,4%.

Atenção para as dicas de prevenção à dengue

Evite água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado as caixas d`agua,

- Pneus devem ser acondicionados em locais cobertos;

- Remova galhos e folhas de calhas;

- Não deixe água acumulada sobre a laje;

- Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e faã sempre a manutenção de piscinas.

- É importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.