Buscar

01/02/2020 às 08:00, Atualizado em 01/02/2020 às 11:41

NOVA ANDRADINA: Profissionais da saúde recebem capacitação para aplicação de vacinas BCG

Participaram desta ação profissionais da rede municipal de saúde e dos hospitais.

Cb image default
Divulgação

Profissionais da rede municipal de saúde e dos Hospitais de Nova Andradina receberam capacitação para aplicação da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), que previne contra as formas graves da tuberculose.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na semana passada. Os conteúdos foram aplicados pela facilitadora e enfermeira Blácia Mara Leiva Constâncio com a colaboração dos vacinadores, Vagner Aparecido Batista e Cristiane Careta.

Nas palavras do secretário de saúde, Arion Aislan de Sousa, o “objetivo é preparar técnicos de enfermagem e enfermeiros para ampliar a oferta desta importante vacina e, com isso, facilitar o acesso dos pais e responsáveis a uma unidade mais próxima de sua casa”, explicou Arion.

A responsável pelo programa municipal de imunização, Tatiana Pacito, informa que o município está articulando a implantação da vacinação para recém-nascidos, preferencialmente durante as primeiras 12 horas do nascimento, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. “A meta é vacinar os bebês ainda no hospital, ampliando o acesso ao serviço de imunoprevenção aos usuários”.

Vacinas

A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é administrada por via intradérmica, sendo indicada para prevenir as formas graves de tuberculose (miliar e meníngea) em crianças menores de cinco anos de idade.

A vacina Hepatite B é administrada por via intramuscular e previne a infecção pelo vírus da Hepatite B, que pode causar lesões no fígado, cirrose hepática e câncer hepatocelular.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.