Publicado em 14/07/2020 às 06:30, Atualizado em 13/07/2020 às 21:21

Nova Andradina pode adotar medidas mais severas para evitar avanço do coronavírus

A adoção de medidas mais severas por parte da administração municipal foi apontada como uma resposta a não adesão de parte da população ao lockdown nos últimos dois domingos

Redação,
Cb image default
Divulgação

Com mais 3 casos confirmados, Nova Andradina sobe para 81 casos de Covid-19, sendo 56 curados e 23 ativos. Os dados constam no boletim epidemiológico desta segunda-feira (13), veiculadas na página oficial de facebook da Prefeitura Municipal.

O secretário de saúde, Sérgio Maximiano, detalhou os dados com relação ao perfil dos pacientes infectados, crescimento do número de casos confirmados nas últimas semanas e da quantidade de festas clandestinas realizadas no município.

“As festas continuam correndo solta. Só na sexta-feira passada, tivemos 10 denúncias de festas em residências nos assentamentos Santa Olga, Casa Verde e bairros da cidade. Isso nos preocupa porque os casos confirmados são, em sua maioria, de pessoas que vieram de fora ou viajaram para outra cidade e, logo em seguida, fizeram ou estiveram em festas”, apontou Sergio.

Somente neste mês de julho, foram registrados mais de 30 casos de Covid-19. Também houve aumento na procura por atendimento no Polo de Triagem de Sindromes Gripais, principalmente a partir do final do mês de junho. Na semana passada, 353 pessoas passaram por consulta. Hoje, 398 pessoas estão em monitoramento pelas equipes de vigilância epidemiológica.

A adoção de medidas mais severas por parte da administração municipal foi apontada como uma resposta a não adesão de parte da população ao lockdown nos últimos dois domingos e a insistência na promoção de festas e eventos com aglomeração de pessoas.

“O lockdown de um dia teve um caráter pedagógico. O intuito era aumentar o indice de isolamento social, conscientizar as pessoas. Porém, o apelo não foi levado a sério por alguns. Diante disso, talvez teremos que editar novas medidas mais duras para diminuir o contágio nos próximos dias e evitar uma catástrofe maior, com o nosso hospital lotado”, avisou.

A definição de novas medidas será discutida pelo Comitê de enfrentamento a Covid-19 e, posteriormente, divulgada nos orgãos de imprensa oficiais.