Publicado em 14/05/2019 às 08:30, Atualizado em 13/05/2019 às 20:23

Nova Andradina já atingiu 65% da meta de vacinação contra a gripe

Cerca de 8,1 mil doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas. Grupos de crianças e doentes crônicos são os que estão mais longe de atingir a meta.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Em Nova Andradina, cerca de 8.170 doses de vacinas contra a gripe já foram aplicadas em pessoas pertencentes aos grupos prioritários de risco. O número corresponde a mais de 65% da meta. A campanha segue nas unidades de saúde dos bairros.

A ação mais afirmativa dedicada à campanha foi realizada no dia 4 de maio, no chamado Dia 'D' de Vacinação, realizado também em todo o país, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A campanha segue até o dia 31 de maio. A meta de alcance, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, é a de vacinar 90% do público-alvo da campanha. Dentre os grupos de riscos que alcançaram ou que estão próximos da meta, estão: as puérperas (90%) e pessoas privadas de liberdade (98%). Os idosos e trabalhadores em saúde (75%) e as gestantes (72%). Com comparecimento menor, estão os doentes crônicos (51%), crianças (54%) e os professores (60%).

“É preciso que as pessoas consideradas do grupo-prioritário se conscientizem da importância da vacinação e procurem os postos para se protegerem contra a gripe”, ressaltou o secretário Arion Aislan.

O secretário também reforça que a vacina é segura e que protege contra os três tipos de vírus da influenza mais circulantes no mundo. "Quando o Ministério da Saúde elege os grupos prioritários, ele proporciona a imunização contra a gripe entre as pessoas com maiores chances de agravamento ao ter o contato com o vírus", esclarece.

A imunização segue em todas as unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas.