Buscar

28/07/2020 às 19:00, Atualizado em 29/07/2020 às 00:03

NOVA ANDRADINA: Após denúncia de contaminação em massa, secretário municipal de saúde disse que vai visitar frigorifico JBS

Alerta geral.

Cb image default
Foto - Arquivo Nova Noticias

Ao tomar conhecimento nesta terça-feira, dia 28, que funcionários da unidade da JBS em Nova Andradina pode estar trabalhando contaminado com a Covid-19, o secretário municipal de saúde do município, Sergio Maxmiano, disse ao Nova Noticias que vai pessoalmente nesta quarta na empresa para ver como estão sendo as medidas que empresa vem tomando.

Sobre a denuncia

Um funcionário da empresa procurou o Nova Noticias para denunciar e disse estar com medo que a doença se alastre aos demais funcionários. Em Nova Andradina, a JBS emprega hoje em torno de 600 pessoas.

Conforme o funcionário que procurou outros órgãos de imprensa da cidade, vários funcionários teriam testado positivo para covid-19.

De acordo com o denunciante, uma funcionária que testou positivo teria trabalhado com outros companheiros de trabalho e está internada no Hospital Regional de Nova Andradina.

Versão da empresa

A JBS tem o propósito inabalável de garantir a saúde e segurança de seus colaboradores. Com esse objetivo, desde o início da pandemia da Covid-19 no país, a empresa adota um rigoroso Protocolo de controle e prevenção da doença em suas unidades. Os procedimentos foram definidos de acordo com os órgãos de saúde e a consultoria de médicos especializados, como o Dr. Adauto Castelo Filho, e do Hospital Albert Einstein, referência médica no país e que tem apoiado a empresa na construção das medidas implementadas em suas unidades, escritórios e demais instalações. Entre as ações que fazem parte do protocolo, destacam-se:

Grupo de Risco - Afastamento de todos os colaboradores que se encaixam nos grupos de risco - pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tenham indicação clínica. Também devem se afastar os colaboradores que apresentarem sintomas gripais, que tenham recomendação médica e os que tenham testado positivo para a Covid-19. Em todos os casos, os colaboradores têm seus benefícios garantidos e recebem assistência e acompanhamento integral por parte da empresa.

Informação e conscientização - Reforço e contínua comunicação, incluindo materiais audiovisuais, murais, rádio interna e áreas externas com extensivas e permanentes campanhas de conscientização sobre o tema. São veiculadas informações sobre a Covid-19, orientação sobre a correta higienização das mãos, uso do álcool em gel e treinamento para o cumprimento das medidas adotadas pela empresa como obrigatoriedade do uso das máscaras, distanciamento social e cuidados permanentes, entre outros.

Transporte - Ampliação das frotas de ônibus e vans que fazem o transporte dos colaboradores; marcação dos lugares, que passam a ser fixos na ida e no retorno da unidade; higienização e desinfecção dos veículos no intervalo das viagens, questionário prévio e medição de temperatura antes do ingresso nos carros em algumas rotas e outras medidas de controle.

Acesso às fábricas - Controle de temperatura de todas as pessoas antes do acesso às fábricas e nos intervalos; higienização das mãos na entrada e turnos. A empresa também iniciou a vacinação gratuita para gripe H1N1 para 100% dos colaboradores.

Cuidados pessoais - Disponibilização e oferta abundante de sabonetes, sanitizantes e álcool em gel.

Higienização - Desinfecção diária de todas as instalações (interna e externa).

Distanciamento - Regras e sinalização para coibir a aglomeração e promover o distanciamento seguro entre colaboradores. Demarcação dos lugares e espaços entre as pessoas com controle de acesso nas portarias, vestiários e áreas de lazer entre outros.

Refeições e descanso - Criação de novas rotinas e horários alternados, implantação de regras de distanciamento, instalação de divisórias e sinalizações visuais. Serviço de alimentação sem contato com objetos comuns e com uso obrigatório da máscara até iniciar a refeição.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - Implantação de novos equipamentos de proteção, como máscara tipo ninja, “face shield” de acrílico e máscaras de tecido na área administrativa. O uso de máscaras é 100% obrigatório em todas as áreas da Companhia.

Outras providências - Criação de protocolos de emergência para qualquer integrante da equipe que apresente sintomas. No caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19, a empresa prestará imediato atendimento e total apoio a ele e seus familiares, além de acompanhamento integral até seu restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador estará afastado, e seu retorno será mediante comprovação médica/clínica. Também faz parte do protocolo a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha e a busca ativa com monitoramento integral dos colaboradores.

Com essas medidas, a empresa está confiante em garantir o abastecimento e a oferta de produtos da mais alta qualidade a seus clientes e consumidores no país e no mundo. É uma missão que não pode parar, já que a produção de alimentos integra o rol de atividades essenciais para a população no contexto de crise da Covid-19.

Veja abaixo o vídeo produzido pela empresa e encaminhado a redação do Nova Noticias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.