Buscar

09/06/2020 às 16:29, Atualizado em 09/06/2020 às 15:25

Negligência ao distanciamento social favorece aumento de casos de Covid-19 em MS

O agravante é que esse índice entre 25% e 35%, se iguala ao da população que já permanecia em casa antes da pandemia estourar.

Cb image default
Foto - Chico Ribeiro

Apesar do conjunto de esforços adotados pelo Governo do Estado no enfrentamento ao novo coronavírus, Mato Grosso do Sul segue numa curva ascendente de novos casos da Covid-19. Embora a afirmação pareça repetida, os mais de 2,4 mil infectados e 22 vidas perdidas, são retrato da negligencia ao distanciamento social.

Os medidores que mapeiam diariamente o isolamento social no Brasil, mostram que Mato Grosso do Sul teve uma segunda-feira (8.6) movimentada com apenas 35,1% da população seguindo as orientações de recolhimento. O agravante é que esse índice entre 25% e 35%, se iguala ao da população que já permanecia em casa antes da pandemia estourar.

Não muito diferente do índice estadual, Campo Grande fechou a segunda-feira com taxa de isolamento em 34,35% e ocupando o penúltimo lugar no ranking das capitais brasileiras. Entre as regiões mais movimentadas da cidade figuram: Jardim Noroeste (22,1%), Tiradentes (22,2%), Chácara do Lageado (22,2%), São Francisco (23,9%) e Portal da Lagoa (24,1%).

Nas últimas semanas, Dourados se tornou o epicentro da doença no MS com mais de 600 positivos em poucos dias. Nos últimos dois meses as taxas de isolamento social mapeadas na cidade, não tem atingido índices acima dos 50% em dias da semana. Nos quatro últimos domingos, os indicadores mostram recolhimento entre 51,1% e 53,2%.

Nos demais municípios sul-mato-grossenses a adesão do distanciamento social registrou taxas entre 19,6% e 58,7%.

Ao anunciar 131 novos testes positivos para a doença nas últimas 24 horas, o secretário de saúde, Geraldo Resende voltou a pedir maior participação da sociedade nos cuidados necessários para desacelerar o contágio e reduzir o número de pessoas infectadas ao mesmo tempo, prevenindo uma possível superlotação do sistema de saúde. “Uso de máscara, higiene e isolamento social para que possamos ainda ser o estado com menores taxas de casos, de mortes, de ocupação de leitos. Priorizem a vida”, reforçou.

Boletim epidemiológico atualizado desta terça-feira (8.6) e todas as informações referentes as medidas adotadas pelo poder público para conter o avanço da Covid-19 no MS estão disponíveis no site www.coronavirus.ms.gov.br .

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.