Publicado em 21/05/2020 às 16:00, Atualizado em 21/05/2020 às 15:52

Na gangorra do isolamento, MS volta a ocupar 26° lugar no ranking nacional

Ocorre que o comportamento da população nos municípios brasileiros é fator determinante para essa classificação final.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Os dados de monitoramento com foco no isolamento social em todo Brasil mostram uma verdadeira montanha russa no mapeamento diário. Nesta quarta-feira (20.5) Mato Grosso do Sul voltou ao posto cativo de penúltimo lugar no ranking nacional, mesmo depois de ter subido uma posição no dia anterior.

Ocorre que o comportamento da população nos municípios brasileiros é fator determinante para essa classificação final, e mesmo que os índices de determinado Estado não sejam bons para o dia, o desempenho ruim de outras regiões do País interferem na classificação do ranking nacional.

No entanto, a taxa média de isolamento social de Mato Grosso do Sul em comparativo recente, mostra relaxamento gradual nas medidas de distanciamento social, e movimentação de dias normais. Nesta quarta-feira o percentual de pessoas que se mantiveram em quarentena foi de 36,5%, enquanto que na terça foi de 37,5% e na segunda 38,1%. Os índices estão bem distantes dos 70% recomendados por autoridades mundiais de saúde como ideal.

A adesão ao isolamento nos municípios com mais casos confirmados de Covid-19 foi de 35,6% (Campo Grande), 46,1% (Guia Lopes da Laguna), 39,1% (Três Lagoas), 39% (Dourados), 35,9% (Jardim) e 42,6% (Brasilândia).

A doença tem avançado no Estado. Só nesta quinta-feira (21.5), houve a confirmação de 53 novos casos conforme boletim epidemiológico atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), sendo 20 deles só em Campo Grande. De maneira macro, o Estado possui 746 casos confirmados e 17 óbitos. Outras 231 amostras estão sendo investigadas pelo Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen).

Nos últimos dias, especialistas e autoridades de saúde tem alertado para o crescimento exponencial de casos nas próximas semanas, podendo em um curto espaço de tempo necessitar de toda capacidade de atendimento de saúde para enfrentar a Covid-19.

“Fortalecer o isolamento social, as medidas de higiene e fortalecer cada vez mais a compreensão da população no tocante ao uso de máscaras. Essas três medidas são fundamentais para que continuemos a perseguir o sucesso do enfrentamento a pandemia aqui no Mato Grosso do Sul”, ponderou o secretário de saúde, Geraldo Resende.