Publicado em 22/12/2017 às 09:00, Atualizado em 22/12/2017 às 10:16

Mutirão e agente de endemias realizam bloqueio contra dengue em Nova Andradina

Foram encontradas larvas em bairros como São Vicente, Vila Operária, Horto Florestal, Centro Educacional, entre outros.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da vigilância epimiológica, está realizando o bloqueio preventivo contra o mosquito Aedes aegypti em regiões onde há suspeita de casos de dengue no município.

Segundo o diretor de vigilância em saúde, Lúcio Roberto Tolentino, uma equipe específica de agentes de endemias atende as denúncias feitas pela própria população de áreas e residências abandonadas, além de visitar as localidades com casos de suspeita de dengue, Chicungunya ou Zika Vírus, por meio de informações repassadas pelo Hospital Regional ou ESFs.

O bloqueio é realizado em nove quarteirões a partir da identificação da residência do morador que apresenta sintomas dessas doenças e nos lugares em que os agentes comprovam a existência de larvas do mosquito.

No município, até o momento, foram registradas 69 notificações de dengue. A orientação é que toda a população esteja engajada nesta luta contra o mosquito. Neste período chuvoso é comum a proliferação deste mosquito. Essa semana, foram encontradas larvas em bairros como como São Vicente, Vila Operária, Horto Florestal, Centro Educacional, Irman Ribeiro, Morada do Sol, Jardim Universitário, entre outros.

A melhor forma de combater é a prevenção. Terrenos e quintais de casa devem ser mantidos limpos e organizados. É importante não acumular água em latas, embalagens, reservatório de água atrás da geladeira, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, piscinas, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Lúcio Tolentino lembrou ainda que recentemente foi concluído um mutirão de limpeza nas Vilas Operária, Santo Antonio, Argemiro Ortega, Bairro São Vicente, retirando assim todo tipo de lixo e entulho, para que neste período de chuva o mosquito não encontre água parada para botar ovos. Este trabalho vai continuar ao longo dos próximos meses em outros bairros. “O poder público mantém permanentemente ações de prevenção e combate ao mosquito. Com a colaboração de todos vamos vencer essa luta”, reforçou.