Buscar

04/12/2020 às 11:40, Atualizado em 03/12/2020 às 23:41

MS registra poucas notificações de Zica e reduz casos 'prováveis' de Chikungunya

Nenhum sul-mato-grossense veio a óbito por Zica ou Chikungunya neste ano.

Cb image default
Divulgação

As atualizações dos boletins epidemiológicos mensais da Zica e da Chikungunya desta quinta-feira (3) mostram poucas mudanças no número de casos novos destas duas doenças em Mato Grosso do Sul, na comparação entre outubro e novembro deste ano.

A Zica acumula em 2020 um total 81 ‘casos prováveis’ no Estado, cinco registrado durante o mês de novembro, sendo que destes 38 foram confirmados e já finalizados em sistema federal. Dourados se manteve com 13 registros prováveis neste período.

Já a Chikungunya concentra 198 ‘casos prováveis’, apresentando redução em relação ao boletim divulgado há um mês referente aos casos em outubro quando tinha 201.

O isso acontece pois, principalmente nos casos de Chikungunya, quase 30% das notificações não chegaram a ser finalizadas em sistema do Sinan (Sistema Nacional de Atendimento Médico), atividade de responsabilidade das secretarias municipais de saúde.

Assim que os casos são finalizados, baixam os possíveis casos da doença que se encontravam ativos no sistema federal e passam a entrar na categoria "descartados".

Sendo assim, o número de casos confirmados de Chikungunya em Mato Grosso do Sul está atualmente em 75, além de 124 não finalizados no sistema e 218 descartados desde janeiro.

Em Dourados são 47 casos prováveis de Chikungunya registrados no decorrer de 2020.

Nenhum sul-mato-grossense veio a óbito por Zica ou Chikungunya neste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.