Buscar

13/11/2018 às 06:45, Atualizado em 12/11/2018 às 20:37

MS pode ter 89 casos de câncer de próstata a cada 100 mil homens, aponta Inca

Novembro é o mês de prevenção do câncer de próstata e Mato Grosso do Sul .

Novembro é o mês de prevenção do câncer de próstata e Mato Grosso do Sul é o segundo estado de maior incidência da doença no país, segundo o Inca (Instituto do Câncer). A estimativa é de 89 casos de câncer de próstata em cada 100 mil homens

A psicóloga da Cassems, Evelyn Gaspar, explica que a construção social do masculino faz com que haja preconceito com o exame de toque retal, “os homens geralmente não são estimulados ao autocuidado e a lidar saudavelmente com suas emoções”. Isso contribui negativamente para que a população masculina não dialogue para resolver suas inseguranças sobre o procedimento.

Essa construção social afeta também no tratamento da doença. A psicóloga afirma que os pacientes costumam ter medo dos procedimentos alterarem as atividades sexuais. “O masculino está muitas vezes associado à capacidade produtiva e geração de recursos financeiros. O tratamento pode implicar em uma crise de identidade, gerar sentimentos de baixa autoestima”.

Segundo Evelyn Gaspar, as campanhas de conscientização são fundamentais para levarem informações e estimular o diálogo entre os homens sobre os seus medos em relação à doença, para tratar o assunto com naturalidade. “Um fator que pode auxiliar muito é a busca por um tratamento de autoconhecimento e da própria sexualidade”.

O urologista Milton Garcia explica que o preconceito tem diminuído, “quando os homens acompanham casos familiares ou de conhecidos, com a forma avançada da doença, acabam se conscientizando dos exames de rotina e prevenção”.

De acordo com Milton, o câncer de próstata não apresenta sintomas em suas fases iniciais. “Mas nas fases avançadas, pode haver dificuldade para urinar, sangramento na urina, emagrecimento, falta de apetite e dores ósseas”. Para a prevenção, é solicitado o exame de sangue, também chamado de PSA a partir dos 45 anos.

No início do câncer, o tratamento pode ser realizado com cirurgia e radioterapia, de acordo com Milton. Em fase avançada, com hormonioterapia ou quimioterapia.

Para a campanha Novembro Azul, a Cassems envia uma carta aos seus beneficiários à partir dos 45 anos ressaltando a importância do autocuidado e da realização dos exames de prevenção para o combate da doença.

Fonte - DouradosNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.