Publicado em 02/04/2020 às 19:00, Atualizado em 02/04/2020 às 21:36

MS ocupa a 16ª posição entre os estados com confirmações da Covid-19

Brasil já tem mais de 7 mil casos confirmados; ministro Luiz Henrique Mandetta defende manutenção do isolamento

Redação,

Mato Grosso do Sul ocupa da 16ª posição no ranking nacional de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), conforme último boletim do Ministério da Saúde. Até agora, segundo o governo federal, foram registradas 241 mortes pela doença, taxa de letalidade de 3,5%.

Os dados são atualizados diariamente, no fim da tarde esta quinta-feira, e lançados no sistema do Ministério da Saúde. Por isso, os números mais recentes das secretarias dos estados não constam, o que somente é inserido por volta das 18h (horário de MS). Até ontem, o número oficial de infectados era de 6.836 pessoas.

Nesta quinta-feira, segundo contagem feita pelo G1, já são 252 mortes e 7.031 casos confirmados, entrando nesta lista as mortes divulgadas pelos governos do Espírito Santo e Sergipe que não haviam registrados óbitos até ontem.

Levando-se em conta o ranking nacional, MS está em 16ª na lista, com 53 casos confirmados e uma morte oficial pela Covid-19, a de uma mulher de 64 anos, residente em Batayporã, que teve contato com a irmã, infectada em viagem a Bélgica. São Paulo lidera a lista, com mais de 2,9 mil contaminados e 164 mortes.

Se comparado aos outros estados da região Centro-Oeste e do Distrito Federal, está na 3ª colocação, atrás do DF (355) e Goiás, 71. Mato Grosso tem 28 casos confirmados.

Em relação aos óbitos, vários estados estão juntos, com registro de uma morte. Além de MS, integram essa lista, pelo menos, Goiás, Acre, Pará, Alagoas, Paraíba e Maranhão.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o distanciamento social ajudou a evitar que o Brasil tivesse disparada de casos como ocorreu na Itália e na Espanha e, por isso, ainda é extremamente necessário que as ações continuem no país.

“Uma coisa podemos afirmar categoricamente: não entrou na espiral absoluta, na curva ascendente que entrou em Nova York e outras cidades porque houve essa parada e conscientização”, disse, em coletiva de imprensa. Muitos casos, segundo Mandetta, são reflexo de 14 dias atrás e, por isso, ainda é preciso manter as restrições impostas pelos governantes.

Em Mato Grosso do Sul, o governo do Estado já prorrogou medidas de contenção, como a suspensão das aulas, agora, até maio, mesma deliberação da prefeitura de Campo Grande. Na capital, porém, decretos já estão prevendo a volta gradual do comércio.

Com informações do Campograndenews