Buscar

06/10/2021 às 07:35, Atualizado em 06/10/2021 às 11:36

MS já vacinou 73% dos jovens de 12 a 17 anos contra covid-19

Mato Grosso do Sul já vacinou 73,5% dos jovens sem comorbidades de 12 a 17 anos. Isto representa 181.338 adolescentes imunizados com a primeira dose e 43.447 já com a segunda dose. O atendimento a esse grupo foi autorizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde o dia 13 de agosto.

De acordo com o “Vacinômetro” já foram aplicadas 224.785 doses para este público. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou que Mato Grosso do Sul foi o primeiro a fazer a vacinação em adolescentes em todos os municípios e não apenas na Capital.

A vacinação nesta faixa etária foi liberada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório, que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Geraldo Resende inclusive voltou a fazer um apelo para que os pais levem seus filhos adolescentes para vacinar e assim contribuir com o processo de imunização do Estado, que é de referência nacional, sendo destaque na aplicação de doses, distribuição de vacinas e transparência na divulgação.

Com a volta das aulas 100% presencial na rede estadual de ensino, o secretário adjunto de Educação, Edio Castro, inclusive destacou que as escolas podem auxiliar a área da saúde para fazer uma “busca ativa” nos adolescentes que ainda não vacinaram. “Vamos saber se eles não ficaram sabendo, se foi por falta de informação, ou pode ser da zona rural. Então também vamos ajudar neste processo”.

No contexto geral, Mato Grosso do Sul já vacinou 76% da população ao menos com a primeira dose e 59% com a imunização completa (segunda dose ou dose única). Se levar em conta a população adulta este percentual sobe para 94% e 77% respectivamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.