Buscar

11/02/2022 às 11:30, Atualizado em 11/02/2022 às 00:18

MS é o 2º estado no Brasil com maior ocupação de leitos de UTI

Estado chegou a ter 92% dos leitos ocupados por adultos no SUS, aponta Fiocruz

Cb image default
Foto - reprodução Campograndenews

Mato Grosso do Sul está em segundo lugar com maior ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do País, segundo informou nota técnica divulgada nesta quinta-feira (10) pela FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz), conforme matéria publicada pelo portal Uol.

O informe aponta que o Estado chegou a ter 92% dos leitos ocupados por adultos no SUS (Sistema Único de Saúde). Devido ao aumento expressivo de pacientes que precisam ser encaminhados aos hospitais em situação crítica, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) precisou abrir mais cinco leitos no município de Aparecida do Taboado, cinco em Costa Rica, dois em Coxim, 10 em Três Lagoas e deve implantar ainda mais 10 em Naviraí.

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 454 pacientes hospitalizados devido à covid-19, sendo que 300 estão em leitos clínicos e 154 em UTI. Além disso, o Estado enfrenta um surto de contaminações por Influenza.

De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde, foram registrados mais 9 casos de Influenza nas últimas 24 horas e nenhuma morte. No entanto, desde o ano passado, são 432 hospitalizações notificadas e 79 óbitos.

Segundo o titular da pasta, Geraldo Resende, mesmo o cenário sendo fruto da irresponsabilidade da população, a secretaria tem apelado para que os municípios abram leitos, que podem ser financiados pela própria SES. "Queremos evitar que falte leitos à população, mesmo que ela esteja contribuindo para isso através da pouca procura pela vacinação e também aglomerações. Estamos cobrando os municípios para abrir a quantidade de leitos necessários", destacou.

Geraldo disse ainda que a SES espera que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) solicite a implantação de leitos em Campo Grande. “É preciso que a Sesau diga onde construir e nós vamos colaborar. Estamos dispostos a ajudar como financiamos lá atrás, com 50%. Gastamos R$ 60 milhões em hospitais públicos e privados em todo Estado”, destacou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.