Publicado em 20/08/2021 às 16:39, Atualizado em 20/08/2021 às 15:41

MS alcança marca de 90% dos adultos vacinados contra o coronavírus

Projeção da SES estima 9 a cada 10 adultos completamente imunizados até outubro

Redação,
Cb image default
Divulgação

Mato Grosso do Sul atingiu na manhã desta sexta-feira (20) a meta de mais de 90% dos adultos vacinados contra o coronavírus. Conforme dados do Vacinômetro atualizados no fim desta manhã, já são 91,21% adultos vacinados com ao menos uma dose da vacina. Com relação aos imunizados, há 54,12% dos adultos com o esquema vacinal completo.

A marca foi comemorada durante a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta (20). A secretária adjunta Crhistinne Maymone reforçou que quem ainda não se vacinou, poderá procurar as doses no fim de semana.

“Alcançamos 90% de D1 (primeira dose) da vacina, uma conquista muito importante para o estado de Mato Grosso do Sul. Vamos ajudar a imunizar nossa população, neste fim de semana, os municípios estarão com agendas abertas”, disse.

Diante da meta alcançada, o Governo do Estado publicou decreto nesta sexta (20) com a liberação para realizar eventos e festas. Porém, a secretária adjunta reforçou que a população precisa ser consciente, já que o distanciamento ainda é uma medida muito importante.

“Temos que entender que retomadas seguras precisam de conscientização. Estamos agora em um evento ao vivo com capacidade e biossegurança condizente ao novo momento”, reforçou Maymone.

O diretor de saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, disse que a meta mudou e o objetivo agora é atingir 70% da população acima dos 18 anos com a segunda dose. “Esperamos que isso ocorra em meados de setembro. Em outubro, conseguiremos 90% da população imunizada no Estado de Mato Grosso do Sul”.