Publicado em 09/10/2021 às 13:34, Atualizado em 09/10/2021 às 01:55

Ministério da Saúde detalha estratégias de vacinação para 2022

O secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, afirmou que ainda há dúvidas e perguntas a serem respondidas para planejar a nova campanha

Redação,

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta sexta-feira, dia 08 de outubro, que o Brasil terá 354 milhões de doses de vacinas disponíveis para a campanha de imunização contra a Covid-19 em 2022.

Em uma entrevista coletiva, Queiroga ressaltou os dados da vacinação contra a Covid-19 para afirmar que a atual campanha foi a maior já realizada no Brasil.

Ele afirmou que vê um cenário positivo da pandemia no país, se comprometeu com uma campanha de vacinação 'eficiente' em 2022 e disse que o próximo ano será marcado pelo "fim de pandemia".

O secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, afirmou que ainda há dúvidas e perguntas a serem respondidas para planejar a nova campanha, tais como qual será o público-alvo da vacinação, quais imunizantes usar e em quanto tempo desde a dose aplicada em 2021. "Hoje o mundo não tem essas respostas", disse Cruz.

Uso da CoronaVac

O ministro disse que pode considerar o uso da CoronaVac no próximo ano caso o Instituto Butantan obtenha o registro definitivo da vacina junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, o imunizante tem apenas o registro emergencial.

Nesta semana, o Ministério da Saúde informou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 que tem a previsão de deixar de usar o imunizante CoronaVac na vacinação em 2022 por dois fatores: primeiro, o status de aprovação emergencial, e a segunda justificativa seria a "baixa efetividade entre idosos acima de 80 anos".

Com informações do G 1