Publicado em 04/05/2020 às 17:30, Atualizado em 04/05/2020 às 19:02

Ministério da Saúde altera datas de vacinação e cancela o ‘Dia D’

As crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias, deverão ser vacinadas no período de 11 a 17 de maio.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Considerando a necessidade de adequações, no que diz respeito às datas, na terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, bem como o momento atual de propagação do coronavírus no país, a população-alvo a ser vacinada nesta etapa e a disponibilidade e cronograma de entrega das vacinas pelo Instituto Butantã, bem como a distribuição gradual da vacina aos estados, o Ministério da Saúde atualizou datas da campanha e cancelou o Dia D de vacinação, previsto para o dia 9 de maio (sábado).

A medida considera ainda fatores técnicos, científicos, logísticos, entregas do laboratório produtor da vacina, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto, somados a sustentabilidade da estratégia.

Assim, foram estabelecidas e atualizadas as prioridades e as datas para vacinação para a 3ª Etapa. As crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias, deverão ser vacinadas no período de 11 a 17 de maio.

Já os adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas, serão vacinados no período entre 18 de maio e 05 de junho.

Por fim, o Ministério da Saúde recomenda o cancelamento do Dia “D”, que ocorreria no sábado, 09 de maio, em todo território nacional, como também recomenda que as ações de vacinação sejam organizadas, conforme a realidade local, levando em conta o alcance da cobertura vacinal para cada grupo prioritário.