Buscar

09/12/2021 às 17:00, Atualizado em 09/12/2021 às 15:40

Mesmo com destaque de MS, Campo Grande ainda não atingiu 70% da população vacinada

Estudo mostra que Campo Grande segue na 15ª posição entre as capitais brasileiras

Cb image default
Foto - Prefeitura de Campo Grande

Um levantamento realizado pela Folha revelou, nesta quinta-feira (9), que Campo Grande segue abaixo dos 70% da população completamente vacinada contra a Covid-19.

De acordo com a divulgação, apenas 9 das 27 capitais brasileiras atingiram ou ultrapassaram a marca.

Os dados analisados se referem ao dia 3 de dezembro, quando a Capital sul-mato-grossense atingia a marca de 63,2% da população vacinada com as duas doses ou dose única no caso da Janssen.

Em primeiro lugar, está a cidade de Fortaleza (CE), registrando uma marca de 85,8%, seguido por Vitória (ES) com 82,5% e Florianópolis, com 77,9%. Campo Grande segue na 15ª posição.

Na região centro-oeste, nenhuma das capitais atingiu, até o momento, a marca de pelo 70% da imunização. Todas as outras regiões contam com alguma capital representando.

Isso mesmo Mato Grosso do Sul tendo sido destaque na vacinação em todo o Brasil, permanecendo por vários meses ao longo do ano como o Estado que mais imunizava a população contra o vírus.

Nesta quinta-feira (9), a Secretária Municipal de Saúde divulgou que 68,83% da população campo-grandense havia se imunizado completamente, correspondendo a pouco mais de 623 mil pessoas.

No estudo, 8 capitais registraram um índice abaixo de 60% de imunizados, acendendo um alerta entre os especialistas. A capital que menos imunizou no Brasil é Macapá, com 31,4%.

"O Brasil, de forma geral, tem feito um bom papel. Saímos lá atrás, mas fomos avançando. Porém, na hora que você coloca uma lupa como essa, vê que há diferenças regionais importantes e que ainda estamos longe do ideal, que seria chegar aos 80% até o fim do ano", destacou Rosana Richtmann, coordenadora do Comitê de Imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Com a chegada das férias escolares e das festas de fim de ano, a baixa imunização em muitas cidades, principalmente turísticas, preocupa autoridades sanitárias que veem o ritmo lento como muito perigoso.

"É um momento importante para as pessoas completarem o esquema, e inclusive quem puder já fazer a dose de reforço. Falta uma campanha clara de orientação e incentivo por parte do Ministério da Saúde nesse sentido. E também uma campanha específica para adolescentes, de levar as vacinas até eles, porque historicamente o adolescente não vai atrás da vacina", ressaltou a infectologista.

Em Mato Grosso do Sul, foi iniciado uma campanha de imunização nas escolas da cidade para vacinar os adolescentes que ainda não tinham tomado a primeira ou segunda dose. Em Campo Grande, três escolas servem de apoio para a vacinação dos jovens que são levados pela própria prefeitura em um ônibus.

Quanto a terceira dose, até o momento, 174 mil campo-grandenses já garantiram a dose de reforço.

Nessa quinta-feira (9), foi iniciado a vacinação da segunda dose para quem tomou a dose única da Janssen até o dia 1º de julho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.