Buscar

22/02/2022 às 15:03, Atualizado em 22/02/2022 às 15:23

Mato Grosso do Sul tem mais de um milhão de pessoas com a 3ª dose em atraso

Dados da SES apontam um índice de faltantes em MS de 61,15% para a dose de reforço contra o coronavírus na faixa etária de 18 a 59 anos

Cb image default
Foto - reprodução Correio do Estado

Pelo menos 1.047.767 sul-mato-grossenses, que já poderiam estar com a terceira dose de vacina contra a Covid-19 no braço, ainda não compareceu aos locais de vacinação para o reforço.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que na faixa etária de 18 a 59 anos os índices de faltantes estão em 61,15%.

Em relação aos idosos, pessoas com 60 anos ou mais, por volta de 79,7 mil pessoas não tomaram a terceira dose contra a doença, cerca de 21,65% do público-alvo estimado pela SES.

Para o assessor militar na SES, coronel Marcello Fraiha, a lenta vacinação está atrelada à disseminação de notícias falsas sobre as vacinas, que protegem contra internações e óbitos pelo coronavírus.

“É um conjunto de fatores que dá essa desaceleração na busca pela terceira dose. Entre os quais, citamos que estão muito evidentes as fake news [notícias falsas] contra as vacinas, além da ação de grupos antivacinas”, afirmou.

Conforme Fraiha, as dúvidas sobre a eficácia das doses disponíveis contra a Covid-19 deixam a população confusa e, como consequência, atrapalham o andamento da campanha vacinal.

O número de pessoas que receberam as duas doses ou a dose única contra a Covid-19 até ontem em Mato Grosso do Sul chegou a 1,8 milhão, o que equivale a 74,74% da população geral.

Segundo informações do jornal O Globo, por volta de 32,9 milhões de brasileiros estão com a terceira dose contra o coronavírus em atraso.

A alta taxa de infectados no início do ano pela variante Ômicron também é apontada como um fator que causa essa lentidão na imunização, pois após a infecção é necessário esperar, pelo menos, 30 dias para receber o imunizante.

Este é o caso da Solange Aparecida, de 40 anos, e de sua filha Alexia Jholwany, que foram infectadas pela Covid-19 neste mês e aguardam agora o intervalo preconizado de 30 dias após a infecção para a aplicação da dose de reforço.

“Nos vacinamos com as duas doses e vamos tomar a terceira assim que for possível”, relatou Solange.

CAPITAL

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, a terceira dose da vacina contra a Covid-19 foi preconizada pelo Ministério da Saúde considerando estudos que apontaram uma diminuição da eficácia da vacina com o passar do tempo.

“Infelizmente, o município de Campo Grande está lento na aplicação desta terceira dose, nós já poderíamos ter avançado em um número muito maior. Lembrando que temos em torno de 300 mil pessoas que não compareceram às unidades de saúde para a aplicação da terceira dose e, com isso, elas ficam com a eficácia da vacina mais baixa, caso venham a contrair a Covid-19”, reiterou.

Conforme Veruska, a vacinação é uma importante ferramenta de prevenção, que reduz as internações e as complicações em decorrência de uma infecção por coronavírus e, consequentemente, os óbitos.

DIA D

O segundo dia D de vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade aconteceu nesta segunda-feira, nas redes municipais de ensino dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa representa uma estratégia de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação na promoção da busca ativa das crianças que ainda não foram vacinadas.

“Nós tivemos uma resposta positiva na primeira campanha de vacinação infantil. Somente no último dia D, que ocorreu em 11 de fevereiro, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde, vacinamos 7.855 crianças em um único dia, número recorde até o momento. Agora, com esta segunda edição, queremos ultrapassar este índice de vacinação”, afirmou Resende.

A Campanha Estadual de Imunização Infantil Contra a Covid-19 acontece desde o dia 15 de janeiro.

Em Mato Grosso do Sul, já foram vacinadas 99.351 crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades e indígenas, com a primeira dose, por volta de 33% do público-alvo de 301.026 crianças.

SAIBA

MS registrou, nas últimas 24 horas, 1,7 mil casos de Covid-19 e 11 mortes pela doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto na macrorregião de Dourados está em 96%, na de Campo Grande, em 92%, na de Corumbá, em 82%, e na de Três Lagoas, em 56%.

Com informações do Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.