Buscar

21/06/2017 às 06:10, Atualizado em 20/06/2017 às 22:59

Mato Grosso do Sul registra quatro mortes por gripe em apenas 2 meses

Todos os óbitos foram causados pelo vírus H3N2, notificados entre 31 de março e 20 de maio.

Entre os meses de março e maio deste ano, quatro mortes causadas por gripe já foram confirmadas em Mato Grosso do Sul. Em todos os casos, os óbitos ocorreram em decorrência do vírus do vírus H3N2.

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), além de outras duas mortes divulgadas anteriormente pelo Boletim Epidemiológico, um homem de 36 anos veio a óbito no dia 07 de abril, em Campo Grande. Ele sofria de doença crônica e faleceu no HU (Hospital Universitário).

O caso foi divulgado somente neste mês, porque houve demora na confirmação das causas da morte, realizada por exames, e ainda pela não comunicação da unidade hospitalar ao município. "Houve somente notificação da suspeita da doença, mas não sobre o óbito, que é a orientação a todas as unidades de saúde", informou a assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Uma quarta morte, mais recente, ainda de acordo com a Sesau, aconteceu no dia 20 de maio, na Santa Casa de Campo Grande. A vítima foi uma mulher de 87 anos, e o tipo do vírus também foi o H3N2.

Outros casos - A primeira morte por gripe no estado foi a de uma mulher de 40 anos, no dia 31 de março, no município de Rio Verde. Apesar do caso ter sido notificado no interior, a paciente faleceu no Hospital Universitário. A mulher era detenta, diagnosticada com doença crônica hepática e tabagista. Exames confirmaram presença de H3N2.

Mesmo tipo da segunda morte. Uma menina de 1 ano, no dia 30 de abril, no UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon, em Campo Grande.

Boletim epidemiológico divulgado pela SES, indica que foram notificados 391 casos de influenza neste ano em todo estado. Com 197 registros, Campo Grande é a cidade com maior número, seguida por Corumbá, com 52.

Apenas 76% do público alvo foi vacinado durante a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que terminou em 9 de junho. Ao todo, 635,7 mil pessoas deveriam ter sido protegidas contra o vírus.

Segundo o boletim, 51 casos são de influenza H3N2, 02 de influenza A e 03 de influenza B. Foram 115 casos confirmados de influenza H3N2 e 03 de B.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.