Buscar

15/11/2020 às 15:30, Atualizado em 14/11/2020 às 22:45

Mato Grosso do Sul é o 2º em câncer de boca do Centro-Oeste

Quando se ouve falar em saúde bucal, pensamos diretamente no bem-estar dos dentes e gengiva. Mas o assunto vai muito além da arcada dentária. Toda e qualquer doença inflamatória ou bacteriana que invade nossa boca acaba afetando outras partes do organismo, como o coração, por exemplo. A situação também pode ser invertida com uma doença sistêmica refletindo no seu sorriso.

De acordo com os dados do Inca, a estimativa de casos de câncer de cavidade oral em Mato Grosso do Sul é de 220 novos casos este ano. MS é o segundo estado com maior incidência do câncer bucal na região Centro-Oeste, perdendo apenas para Goiás. Conforme os últimos dados do Inca para Mato Grosso do Sul, a estimativa para 2020 é de que o Câncer de Boca seja o 5º de maior incidência entre os homens, com 170 casos, uma taxa de 11,86 homens acometidos para cada 100 mil habitantes. Já entra as mulheres, doença seria a 13ª de maior incidência.

O câncer de cavidade oral pode afetar várias estruturas anatômicas como: lábios, gengivas, bochechas, palato, língua (principalmente as bordas), orofaringe e a região embaixo da língua.

Em mortalidade, os números indicam uma estimativa preocupante: caso os índices se mantenham, os números de óbitos serão de 5.468 casos, sendo 4.374 em homens e 1.094 em mulheres dentro do triênio 2020-2023.

Em 2018, foram registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no Brasil, 6.455 óbitos por câncer de lábio e cavidade oral, representando 50% dos óbitos por câncer de cabeça e pescoço.

Em entrevista ao PROGRESSO, o dentista Fábio Stello que atende em Dourados, explica que a boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo.

Cuidar da saúde bucal tem a ver somente com os dentes? Quais os principais cuidados?

É preciso higienizar toda a boca, além dos dentes. Os principais cuidados são escovação mínima de três vezes ao dia após as principais refeições juntamente com uso do fio dental; limpeza dos tecidos moles como: língua, bochechas e amígdalas fazendo uso de escova e antisséptico bucal.

Qual a escova ideal?

A escova de dente ideal é a que possui cerdas planas e macias com formato triangular ou ovalado e o tamanho da escova varia conforme o tamanho da boca da pessoa.

Com que frequência é recomendado que se vá ao dentista?

A frequência recomendada para ir ao dentista é de no mínimo duas vezes ao ano e sempre que surgir algum desconforto na cavidade oral.

Doenças dentárias podem levar à morte? Quais são elas?

Sim. Doenças dentárias podem levar à morte. Dentre as mais conhecidas destaca-se septicemia, endocardite bacteriana e cânceres de boca.

O Câncer de boca tem ligação com a higienização e cuidados com os dentes? Como ocorre?

Sim. O câncer de boca tem ligação direta com a higienização dos dentes. A má higienização é um campo fértil para proliferação de bactérias que desencadeia geralmente em cáries profundas, atingindo a estrutura dos dentes, e por consequência, ocorrerá fraturas deixando os dentes irregulares, favorecendo o surgimento de lesões crônicas, espécies de úlceras persistentes pelo trauma constante. Essas lesões se não tratadas adequadamente, aumentam muito o risco de desenvolver câncer de boca. Outros fatores também favorecem o surgimento de câncer de boca tais como: o tabagismo, alcoolismo e vírus papiloma humano entre outros.

Embora seja um tempo que ainda está em constantes pesquisas, estudos sugerem que a saúde da boca, dentes e gengivas pode afetar o risco do câncer de boca e orofaringe devido a alterações nas bactérias da boca. Má higiene bucal, que pode levar à perda dentária também pode estar associada a esses cânceres.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.