Buscar

19/02/2022 às 17:00, Atualizado em 19/02/2022 às 17:51

Mato Grosso do Sul contabiliza mais de mil casos prováveis de doenças causadas pelo Aedes em 50 dias

São 969 casos de dengue, 40 de Chikungunya e 14 de Zika

Cb image default
Foto - reprodução Internet

Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que Mato Grosso do Sul registrou 969 casos prováveis de Dengue, 14 de Zika e 40 de Chikungunya de 1º de janeiro a 19 de fevereiro de 2022.

Ao todo, existem 1.023 casos de arboviroses em Mato Grosso do Sul. Todas as doenças são transmitidas pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

Dentre os casos prováveis de dengue, 187 de Três Lagoas, 142 são de Campo Grande, 134 de São Gabriel do Oeste, 66 de Sidrolândia, 55 de Aparecida do Taboado, 43 de Ponta Porã, 34 de Corumbá, 36 de Brasilândia, 31 de Amambaí, entre outros municípios.

Todos os casos prováveis de Zika vírus são do município de Chapadão do Sul.

Em relação aos casos prováveis de Chikungunya, 14 são de Cassilândia, 13 de Chapadão do Sul, 2 de Nioaque, 1 de Angélica, 2 de Ivinhema, 2 de Dourados, 1 de Caarapó, entre outros municípios.

Nenhum óbito por Dengue, Zika ou Chikungunya foi registrado em Mato Grosso do Sul no ano de 2022.

Homens (53,4%) se infectam mais com a Dengue do que mulheres (46,6%). Mulheres (50%) e homens (50%) se infectam igualmente com Zika vírus.

Dengue

A Dengue é uma arbovirose, doença febril aguda que pode evoluir para casos mais graves ou não.

Os sintomas da doença são febre, vômito, manchas avermelhadas no corpo, bem como dores abdominais, nos olhos, de cabeça e nas articulações. A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

O tratamento da Dengue é sintomático, ou seja, feito para aliviar os sintomas. A hidratação é fundamental. Deve-se ingerir paracetamol ou dipirona em caso de dor.

Zika vírus

O Zika vírus é uma arbovirose que pode evoluir para casos graves, com sérios problemas neurológicos.

Bebês de gestantes infectadas com o Zika vírus podem desenvolver microcefalia - anormalidade em fetos e recém-nascidos - e malformações congênitas.

Os sintomas da Zika são febre, dores de cabeça e nas articulações, olhos vermelhos e exantema pruriginoso. A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

O tratamento da Zika é sintomático, ou seja, feito para aliviar os sintomas. Recomenda-se repouso, ingestão de líquidos, uso de paracetamol ou dipirona em caso de dor.

Gestantes com suspeita de Zika devem ser acompanhadas conforme protocolos vigentes para o pré-natal.

Chikungunya

A Chikungunya é uma arbovirose e pode evoluir em três fases: febril ou aguda, pós-aguda e crônica.

A fase aguda da doença tem duração de 5 a 14 dias. A fase pós-aguda tem duração de até 3 meses. Se os sintomas persistirem por mais de 3 meses após o início da doença, considera-se fase crônica.

Os sintomas da Chikungunya são febre, dor de cabeça e dores nas articulações. A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

O tratamento da Chikungunya é sintomático, ou seja, feito para aliviar os sintomas. Recomenda-se ingestão de líquidos, de paracetamol ou dipirona em caso de dor.

Os anti-inflamatórios não esteroides e corticosteróides não devem ser utilizados na fase aguda da doença. O ácido acetilsalicílico também é contraindicado na fase aguda.

A enfermeira Nivea Lorena afirma que o tratamento da Dengue, Zika e Chikungunya é feito com medicamentos que aliviam sintomas, como analgésicos.

É recomendado que o paciente beba líquidos. O tratamento é realizado com líquidos intravenosos em hospitais.

O objetivo é amenizar dores e repor hidratação e fluídos perdidos durante vômito, sudorese ou sangramento.

Prevenção

evitar deixar água parada em vasos de plantas

manter caixas d’água bem fechadas

eliminar acúmulo de água sobre a laje

manter garrafas e latas tampadas

fazer manutenção em piscinas

manter pneus ou outros objetos que possam acumular água em locais cobertos

tampar ralos

usar repelentes

fumacê

método Wolbachia

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.