Publicado em 11/07/2020 às 08:03, Atualizado em 10/07/2020 às 21:08

Mato Grosso do Sul atinge meta e vacina 90,78% do público-alvo

Meta era de 90%; vacina contra gripe foi liberada para toda a população.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A campanha nacional de vacinação contra a gripe alcançou 90,78% do público-alvo em Mato Grosso do Sul. Os municípios que ainda possuem doses continuam vacinando, agora ampliando para toda população, desde 1º de julho.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a campanha teve início em 23 de março e encerrou em 30 de junho.

O público-alvo era formado por idosos, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, motoristas de caminhões, transporte coletivo (não incluso taxistas e motoristas de aplicativos) e portuários, população indígena, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores da rede pública e privada.

A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Secretaria destaca que a vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença e óbitos. “Ela não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde”, destaca.