Buscar

21/12/2018 às 08:29, Atualizado em 21/12/2018 às 11:31

Mais Médicos abre inscrições para 2,4 mil vagas remanescentes

O balanço do ministério aponta que 5.846 médicos se apresentaram nas cidades escolhidas ou iniciaram as atividades.

Cb image default
Divulgação

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro, que abriu novo edital do programa Mais Médicos para preencher as 2.448 vagas que ficaram disponíveis. Segundo a pasta, não poderão participar deste novo edital os médicos que desistiram do processo anterior.

O balanço do ministério aponta que 5.846 médicos se apresentaram nas cidades escolhidas ou iniciaram as atividades. O prazo final para os médicos se apresentarem aos municípios terminou na última terça-feira (18) deixando vagas não preenchidas em 1.177 municípios e 28 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Os profissionais que já estão homologados e desistirem dos atuais postos terão as vagas colocadas de volta ao edital do Mais Médicos.

Esta segunda chamada ficará aberta até a sexta-feira (21) e é exclusiva para médicos com registro no Brasil.

Seleção

As inscrições para o Mais Médicos foram abertas no dia 20 de novembro, com o objetivo de selecionar brasileiros para substituir os médicos cubanos do programa. No dia 14 de novembro, Cuba decidiu retirar seus profissionais do país, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

A apresentação dos médicos com registro brasileiro era a última etapa da primeira fase de seleção para o programa. Confira, abaixo, os principais pontos desde que o país caribenho resolveu tirar seus profissionais do Brasil:

8.411 médicos com CRM no Brasil foram aprovados para substituir os médicos de Cuba no programa.

Em seguida, o Ministério da Saúde abriu um novo edital de seleção. Nesse, tanto profissionais com diploma brasileiro quanto aqueles formados no exterior, mesmo sem a revalidação, puderam se inscrever (até 16 de dezembro).

Em seguida, a pasta prorrogou o prazo de apresentação dos médicos nos municípios — do dia 14 para o dia 18 de dezembro.

No dia 20 de dezembro, as vagas não ocupadas foram ofertadas novamente a profissionais com CRM Brasil.

Nos dias 27 e 28 de dezembro, os médicos brasileiros formados no exterior terão acesso ao sistema para escolherem as vagas em aberto.

Só então os médicos estrangeiros, formados no exterior, poderão escolher municípios onde querem trabalhar: em 3 e 4 de janeiro de 2019.

Formados no exterior

Segundo o Ministério da Saúde, 10.205 profissionais médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição de participação no Programa Mais Médicos. O prazo para envio de documentos no site do programa terminou no domingo (16). As documentações ainda estão em análise, segundo a pasta informou nesta quarta (19).

A pasta não divulgou quantos dos formados no exterior são brasileiros e quantos de outras nacionalidades.

Fonte - G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.