Publicado em 01/05/2019 às 11:39, Atualizado em 30/04/2019 às 22:41

Mais de 80% da população toma medicação sem prescrição médica

Jovens são os que mais se automedicam.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) apontou estatística preocupante na região Centro-Oeste. Mais de 80% dos cidadãos confirmaram que se automedicaram nos últimos seis meses. O índice é mais alto que a média brasileira, 77%, e o público que mais toma remédio sem prescrição médica são jovens entre 16 e 24 anos.

As informações nortearão a campanha nacional de conscientização da população, realizada no dia 5 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Em Campo Grande, a ação acontecerá no shopping Norte Sul Plaza, no dia 4 de maio, por intermédio do Conselho Regional de Farmácia (CRF/MS).

Na ocasião serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão e um atendimento especializado de orientação quanto ao uso de medicamentos. Farmacêuticos orientarão a população sobre a forma correta de tomar alguns medicamentos, assim como realizar o descarte adequado de produtos vencidos.

Acadêmicos e docentes de farmácia farão abordagem do tema com demais estudantes em universidades e alunos de uma escola pública de Campo Grande também receberão palestras de orientação sobre a forma correta do uso e descarte de medicamento vencido.

"A nossa ideia é estimular os jovens a fazer o procedimento da forma correta e fazer com que eles levem para casa e disseminem esse conhecimento para os demais integrantes da família", destaca a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

SOBRE A PESQUISA

A execução do levantamento foi feita pelo Instituto Datafolha, apontando os seguintes dados: na região centro-oeste/norte 80% dos entrevistados confirmaram a automedicação, no nordeste 79%, sudeste (77%), sul (71%). Quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês, no centro-oeste/norte (53%), e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana.

O estudo detectou ainda uma modalidade diferente de automedicação, a partir de medicamentos prescritos. Nesse caso, a pessoa passou pelo profissional da saúde, tem um diagnóstico, recebeu uma receita, mas não usa o medicamento conforme orientado, alterando a dose receitada

Por meio da pesquisa foram identificados, também, os medicamentos mais utilizados pelos brasileiros nos últimos seis meses. É surpreendente o alto índice de utilização de antibióticos (42%), somente superado pelo porcentual declarado para analgésicos e antitérmicos (50%). Em terceiro lugar ficaram os relaxantes musculares (24%). O uso de antibióticos foi maior nas regiões Centro-Oeste e Norte (50%).

*Com informações da Assessoria de Comunicação