Buscar

15/06/2020 às 14:32, Atualizado em 15/06/2020 às 12:57

Laboratório que fez parceria com o Brasil anuncia sucesso em teste de vacina contra coronavírus

Sinovac disse que 90% desenvolveram anticorpos e ninguém teve efeito colateral

Um dos mais avançados na corrida por uma vacina contra o coronavírus, o laboratório chinês Sinovac, que firmou parceria com o Brasil para produção da vacina, anunciou ontem (14) que mais de 90% das pessoas que receberam doses em fases de teste produziram antircorpos contra a Covid-19, sem sofrerem nenhum efeito colateral.

Os promissores avanços foram observados em um intervalo de 14 dias a partir da aplicação da vacina, batizada de Coronavac.

Na semana passada, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o Instituto Batantã no Brasil fechou parceria com o chinês Sinovac para a fabricação da vacina, se a mesma for aprovada, e pode estar disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano que vem.

O Brasil também iniciará uma faze de testes da Coronavac em 9 mil pessoas. Esta é a terceira fase de testes, fundamental a confirmação da eficácia da vacina, devido ao estado ainda ter transmissão comunitária ativa do vírus.

Os estágios anteriores de testes, fases 1 e 2, foram realizadas na China, e tiveram os resultados promissores anunciados neste domingo.

Vacina do Sinovac usa uma versão atenuada do coronavírus, e está entre as cinco pesquisas chinesas que já atingiram o estágio de testes em humanos.

Há outras vacinas promissoras em testes na Europa e nos Estados Unidos. Uma delas, do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade Oxford, também será testada no Brasil, graças a uma parceria da Fundação Lemann com o Instituto D’Or.

No total, há mais de 130 vacinas contra a covid-19 em teste no mundo, com investimentos somados de 20 bilhões de dólares.

Fonte - Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.