Buscar

09/05/2020 às 16:00, Atualizado em 09/05/2020 às 19:17

Isolamento social se mantém abaixo dos 40% enquanto casos de Covid-19 disparam no Estado

O monitoramento por geolocalização fornecidos ao Governo do Estado pela In Loco, mostra grande movimentação na Capital e também nos municípios.

Na contramão do aumento de casos confirmados de Covid-19 no Estado, a adesão ao isolamento social em Mato Grosso do Sul continua em queda durante os dias de semana. A taxa média registrada no mapeamento desta sexta-feira (8.5) no Estado foi de 37,2%, enquanto a média nacional para o dia foi de 40,8%.

O monitoramento por geolocalização fornecidos ao Governo do Estado pela In Loco, mostra grande movimentação na Capital e também nos municípios. O distanciamento da população campo-grandense se manteve na média dos outros dias dessa semana, e fechou a sexta-feira com 36,7%. As regiões com maior movimentação foram: Núcleo Industrial (18,2%), Noroeste (20,8%), Tiradentes (21,2%), Moreninha IV (22,2%) e Rita Vieira (22,7%).

Nem a disparada de casos confirmados do novo coronavírus nos municípios do interior do Estado, está sendo suficiente para manter o maior número de pessoas em casa. A diferença percentual entre a cidade com maior e menor isolamento para o dia é de apenas 28,2%.

Novo Horizonte do Sul (25%), Pedro Gomes (29,5%), Glória de Dourados (30,4%), Deodápolis (31,8%) e Nova Alvorada do Sul (31,8%) estão entre as cidades onde menos pessoas estão cumprindo os protocolos de distanciamento social estabelecidos pelas autoridades de saúde.

Município com maior incidência de casos no Estado, Guia Lopes da Laguna ocupa o topo do ranking de maior isolamento social nesta sexta-feira, porém o índice de 53,2% está longe do recomendado para enfraquecer o vírus que é de 70%. Na sequência do ranking estão: Caracol (53,1%), Tacuru (51,5%), Iguatemi (50%) e Juti (47,4%). Confira o ranking geral aqui.

Com a curva de crescimento da Covid-19 em ascensão no Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça a necessidade da população se manter em casa, só sair em caso de extrema necessidade, mantendo todos os cuidados com higienização das mãos e uso de máscaras.

O secretário de estado de saúde, Geraldo Resende destacou que o Governo do Estado está monitorando e oferecendo todo suporte aos municípios com avanço acelerado de contaminação, e mais uma vez chamou a atenção para a única medida capaz de enfraquecer o vírus.

“O número de casos tem crescido muito nos últimos dias. Há poucos dias tivemos 23, ontem mais 15 e hoje mais 20 casos. O crescimento está sendo exponencial. Fazemos um apelo para o isolamento social, especialmente numa data em que culturalmente as famílias se reúnem para comemorar o dia das mães”, pontuou durante live neste sábado (9.5), pedindo que a população use as ferramentas digitais para celebrar a data.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.