Publicado em 15/05/2020 às 17:11, Atualizado em 15/05/2020 às 19:12

Guia Lopes está entre os 13 municípios brasileiros com maior incidência da Covid-19

Cidade lidera incidência em Mato Grosso do Sul com 616%.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A cidade de Guia Lopes da Laguna na região oeste de Mato Grosso do Sul está entre as 13 principais cidades do Brasil com maior número de incidência de casos do novo coronavírus, segundo levantamento junto às secretarias estaduais de saúde do Brasil, realizado pelo portal do G1. O tema foi levantado pelo secretário de Estado de Saúde (SES) Geraldo Resende, durante boletim epidemiológico desta sexta-feira (15).

Isso porque, o município já lidera o ranking entre as cidades sul-mato-grossenses em aumento dos casos em menor tempo. Segundo a SES, Guia Lopes tem o índice (616.5%) por 100 mil habitantes dos casos de covid-19. A cidade está atualmente em regime de lockdown que foi implantado na última sexta-feira (8), quando os casos do novo coronavírus aumentaram de forma acelerada.

Brasilândia segue em segundo na classificação de maior incidência. A cidade tem índice de 126,3% por 100 mil habitantes. Três Lagoas segue em terceiro lugar com 67,6%. Campo Grande, mesmo com o maior número de casos, segue com incidência baixa e ocupa o 13° lugar.

Hoje a cidade tem 61 casos confirmados da doença com cadeia de contágio oriundo de apenas uma pessoa e é considerada a cidade que mais preocupa, segundo Geraldo Resende.

“È um número estratosférico. Nós estamos ajudando o município de Guia Lopes, como em todos os municípios, mas Guia Lopes em especial, para fazer o monitoramento e rastreamento dos contatos desde o caso zero, um caminhoneiro que esteve em um frigorífico”, explicou Resende.

O secretário também chamou atenção a cidade de Dourados que teve mais um caso confirmado em reserva indígena. “Estamos também atentos em Dourados, vamos receber os testes coletados, vamos torcer para que não tenhamos um surto dentro da reserva indígena de Dourados, que vai exigir de nós uma atenção maior”, disse.

Mato Grosso do Sul teve hoje um aumento de 27 casos confirmados da doença em Campo Grande, Três Lagoas, Guia Lopes e já atingiu 50% em todo o Estado, segundo a SES. A taxa de recuperados continua em 215 e em 24 horas não houve nenhum óbito que seja cidadão sul-mato-grossense.

APELO

Durante a live, o secretário destacou a importância do cuidado em tempos de pandemia. “Continuem a manter o isolamento social, será que as pessoas vão acreditar quando chegar em sua família, quando perder o pai, ou mãe, ou o esposo e a esposa, será que o que está passando nos telejornais e jornais do país não estão convencendo? vou reforçar aqui o isolamento social, a higiene e o uso de máscaras, só assim para combater, não queremos que ninguém perca sua vida, nos ajude, esse é o meu apelo hoje”, finalizou.