Publicado em 10/08/2021 às 14:51, Atualizado em 10/08/2021 às 16:54

Governo Estadual descarta possibilidade de implantação do "passaporte da vacina"

Secretário ressaltou que este tipo de iniciativa deve partir do comércio, e não do governo

Redação,
Cb image default
Divulgação

Governo de Mato Grosso do Sul descartou possibilidade de implantação de um "passaporte de vacinação" para garantir que somente pessoas vacinadas circulem em estabelecimentos e comércio local.

A informação foi passada pelo Secretário de Estado de Infraestrutura e presidente do comitê gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), Eduardo Riedel, em live desta terça-feira (10).

"Por parte do Estado, não existe hoje uma definição de ter que apresentar carteirinha de vacinação, e vai se manter do jeito que está", disse.

Contudo, ele relatou que provavelmente a iniciativa privada crie promoções e a exigência do comprovante da imunização em eventos.

"O próprio mercado deve começar alguns critérios de biossegurança. Um evento, por exemplo, que só pode entrar testado. Isso é uma condição para o mercado, não pública e do governo", explicou.

Governo Estadual descarta possibilidade de implantação do "passaporte da vacina" - Bruno Henrique/Correio do Estado

A aposta do governo Estadual para o controle epidemiológico é avançar na vacinação.

"Há uma prerrogativa da volta da normalidade a partir dos indicadores, nós estamos confiantes que eles se restabeleçam, porque assim dá para retirar as restrições, seja por limitação, seja por horário", ressaltou Riedel.

O Programa Prosseguir liberou para funcionamento a maior parte das atividades comerciais e descartou a prerrogativa de atividades essenciais, mas restrições ainda existem.

O comércio deve seguir limite de capacidade de pessoas, de acordo com a bandeira de cada município, e o toque de recolher ainda é vigente, cuja o horário também e definido pelo mapa do Prosseguir.

De acordo com o secretário, somente o avanço na vacinação vai permitir que tudo volte à normalidade.

"Vamos monitorar os indicadores para tomar uma decisão de maneira absolutamente técnica e responsável, e isso vai acontecer no dia a dia, nas análises dos indicadores da Saúde", apontou.

Com informações do Correio do Estado