Publicado em 19/06/2021 às 15:36, Atualizado em 19/06/2021 às 11:57

Governo do Estado destina equipamentos para 10 novos leitos de UTI em Três Lagoas

Com a medida, Três Lagoas passará a contar com 35 leitos de UTI para atender pacientes graves de Covid-19

Redação,
Cb image default
Ricardo Minella

Kits para a montagem de 10 novos leitos de UTI-Covid no Hospital Auxiliadora, de Três Lagoas, foram entregues na manhã desta sexta-feira (18) pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, à secretária municipal Elaine Furio, que esteve na SES representando o prefeito Ângelo Guerreiro.

Com a medida, Três Lagoas passará a contar com 35 leitos de UTI para atender pacientes graves de Covid-19. A previsão, de acordo com Elaine Furio, é que os novos leitos sejam montados até o final deste mês de junho. O custeio da nova estrutura acontecerá em cofinanciamento pelo Estado e Município, à proporção de 50% para cada um, até que haja a habilitação pelo Ministério da Saúde.

Os kits entregues pelo Estado são formados por 10 ventiladores pulmonares, 10 monitores clínicos, 40 bombas de fusão e 10 camas que compõem, assim, 10 leitos completos de UTI.

“Estamos trabalhando para que os sul-mato-grossenses não fiquem sem esses leitos. Nossa missão e dos gestores municipais, com o apoio da população, é salvar vidas”, salientou o secretário Geraldo Resende.

A secretária Elaine, por sua vez, agradeceu pela nova estrutura. “Estou muito feliz por esse momento e muito grata com empenho do governador Reinaldo Azambuja, aqui representado pelo secretário Geraldo Resende, e do prefeito Angelo Guerreiro, em permitir a chance das pessoas acometidas pela Covid-19 de lutarem pelas suas vidas”, destacou.

“É importante destacar que a ativação dos novos leitos é resultado de um grande esforço do Estado, do Município, dos servidores e dos profissionais da saúde. O funcionamento da nova estrutura não depende apenas dos equipamentos, mas também de recursos humanos e de medicamentos, que são dois fatores escassos nesses tempos de pandemia”, conclui a secretária.